Falar de tecnologia nesse momento, de tanta evolução mundial, é muito gratificante e rico aos alunos do curso e de toda a instituição. Mais positivo ainda é anunciar a primeira semana do curso de Ciência da Computação, que acontece de 16 a 20 de Novembro, das 19h às 20h30, no auditório Ortalino Torelli. E nada melhor que começar com temas tão atuais e passíveis de conhecimento aprofundado como o caso do software Windows 7, lançado recentemente no mercado. As palestras são gratuitas e abertas à participação de todo público interessado na área. Garanta sua vaga, enviando nome e telefone para o email cleo@fam.br, aos cuidados do Prof. Cléo Zanella Billa. Confira a programação:
16/11 – Segunda-feira
19h15 – Windows 7
Palestrante: Fernando Lemos
Fernando Lemos, idealizador do Projeto “Tecnologia para Todos” é graduado em Tecnologia, pós-graduado em Marketing, pós-graduado em Tecnologia da Informação para a Gestão de Negócios e MBA pela FGV/Ohio University. Atua na área há 26 anos, 9 dos quais na IBM Brasil; há 6, está na Microsoft. Traz no seu histórico profissional vários projetos de sucesso em grandes e médias empresas.
Tem vasta experiência na estruturação e gerência de áreas de TI, e tecnologias como Sistemas Operacionais, Infra-estrutura, Segurança, Comunicação de Dados, Internet, eBusiness, Portais de Colaboração e Produtividade, Desenvolvimento de Sistemas e Projetos de TI.
Palestrante com mais de 1.200 apresentações sobre Tecnologia, autor de artigos em jornais e revistas, colunista da Rádio OiFM, sempre se destaca pela linguagem fácil e desmistificação de informações sobre produtos e soluções de Tecnologia.
17/11 – Terça-feira
19h15 – Telefonia Móvel Celular e a Internet
Palestrante: Paulo Sérgio Bilha Carreteiro
Paulo Sérgio Bilha Carreteiro é pós-graduado em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL; fez a graduação no Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – FATEC; é técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual de 2o. Grau “Rosa Perrone Scavone”, com Habilitação Profissional Plena no ano de 1989. Atualmente, é Consultor de Soluções em Telecomunicações – TIM Celular S.A. e Embratel.
18/11 – Quarta-feira
19h15 – SAP
Palestrante: Renan Chiaranda
Renan Nunes Chiaranda é técnico em informática no colégio Dom Pedro II Americana, graduado em Ciência da Computação na Faculdade de Americana, cursa MBA em Gestão Estratégica de Negócios na FAC. Trabalha na Ajinomoto Interamericana há 4 anos no departamento tecnológico, atuando como Analista Técnico de Informática, já participou do projeto “Assistência a famílias carentes” na cidade de Americana no Bairro do Parque Gramado, ministrando aulas de informática. Recentemente, participou da implementação SAP, sendo team leader do Módulo PM (Plant Manager). Depois da implementação, atua como Key User SAP. O próximo projeto é virtualizar os servidores da empresa.
19/11 – Quinta-feira
19h15 – Web Publicidade e Ferramentas de Desenvolvimento para Web
Palestrante: Miguel Paiva
Miguel Paiva, colaborador da Faculdade de Americana, possui experiência nas áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação e Administração de Empresas. Concluiu ursos técnicos em informática e publicidade no Colégio Dom Pedro II em Americana e atualmente cursa Administração com Ênfase em Empresas e Negócios na FAM. Atuou em escolas públicas e particulares desenvolvendo sistemas de informação e gerenciando centros de tecnologia da informação. Em sua passagem por várias agências de publicidade, agregou know-how para o desenvolvimento de campanhas publicitárias, atuando como diretor de arte e criação; recebeu 6 prêmios pelo Grupo Central de Outdoor e Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas. Hoje trabalha no desenvolvimento de projetos de comunicação, publicidade e marketing, aliando a comunicação aos novos sistemas de informação e tecnologia da informação.
20/11 – Sexta-feira
19h15 – Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Palestrante: Miguel Antonio da Silva Júnior
Site: www.iced3d.com
Miguel Antonio da Silva Júnior, Bacharel em Ciência da Computação pela FAM – Faculdade de Americana, programador com mais de 9 anos de experiência, atua no desenvolvimento de softwares em Delphi, C/C++, Java, PHP, Asp.Net, Python e Django com banco de dados Oracle, SQLServer, MySQL e Firebird, para diversos segmentos como comércio, indústria, rádio, televisão, educação, comunicação e marketing, utilizando Orientação a Objetos, Desenvolvimento Orientado a Testes, Inteligência Artificial e Programação Orientada a Restrições. Paralelamente ao desenvolvimento de sistemas, pesquisa e desenvolve aplicações e jogos de realidade virtual e realidade aumentada com C/C++, OpenGL, Python, Blender e ActionScript/Flex.
Participe! Evento gratuito e aberto à participação de convidados e interessados na área. Garanta sua vaga, enviando nome e telefone para cleo@fam.br.