Técnico em Análises Clínicas

Informações
do Curso

Duração

18 meses (1200h)

Período

Noturno

Valor

280,00*
* Valores praticados para alunos matriculados para o ano letivo de 2018 e mensalidades pagas até o dia 7 de cada mês.

Observações

- Para candidato que concluiu ou está cursando o Ensino Médio regular: 
possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. 
- Para candidato que concluiu ou está cursando a Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA: 
possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre do EJA ou 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos do EJA, ou Boletim de aprovação do ENCCEJA enviado pelo MEC, ou Certificado de aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas. 
- Para candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: possuir Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio expedido por órgão competente.

Início

Fevereiro / 2018

Descrição do Curso

Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório. Investiga e implanta novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento dos equipamentos tecnológico de laboratório de saúde. Trabalha em bancos de sangue, no auxílio à pesquisa e em laboratórios universitários.

Mercado de Atuação

Hospitais. Clínicas. Postos de saúde. Laboratórios de diagnósticos médicos. Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico. Laboratórios de controle de qualidade em saúde.

Perfil do Egresso

Executa atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Realiza investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas. Executa ações de rotina de trabalho em laboratório de análises clínicas. Recepciona o cliente à execução de exames laboratoriais nas diversas amostras biológicas, nas atividades de auxílio diagnóstico. Opera aparato tecnológico de laboratório de saúde.
Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório automatizadas ou técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Recursos do Curso

Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de análises clínicas, parasitologia, bioquímica, físicoquímica e coleta.

Grade Curricular

Anatomia, Fisiologia e Genética
Biologia Celular
Bioquímica
Bioquímica Clínica
Biossegurança
Citologia, Histologia e Embriologia
Coleta e Triagem de Amostra
Comunicação Empresarial
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado em Análises Clínicas
Fundamentos de Análises Clínicas
Hematologia
Hematologia Clínica
Imunologia
Imunologia Clínica
Informática
Inglês Instrumental
Legislação e Ética Profissional
Microbiologia
Parasitologia
Parasitologia Clínica
Saúde Coletiva
Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Tópicos Especiais para a Educação Profissional

Coordenador

Carlos Fielde de Campos

E-mail do Curso

cursostecnicos@fam.br

Técnico em Análises Clínicas