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As avaliações externas e internas da FAM são:

  1. Avaliação externa: realizada por uma Comissão designada pelo MEC/INEP para processos de autorização, reconhecimento e/ou revalidação de reconhecimento de cursos de graduação, ou de credenciamento ou recredenciamento da instituição;
  2. Avaliação interna: a CPA é responsável pela aplicação, coleta e/ou análise das informações das avaliações:
  3. Avaliação Institucional: avalia a FAM de acordo com os 5 Eixos Avaliativos. A partir de 2014 o SINAES estabeleceu 5 Eixos para avaliação das Instituições de Ensino Superior, conforme apresentado abaixo:

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional. O foco desse Eixo é a descrição e a identificação dos principais elementos do processo avaliativo da IES em relação ao seu PDI, aos relatórios elaborados pela CPA e aos demais documentos institucionais avaliativos.

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional. Este Eixo tem seu foco no PDI e consiste na verificação da coerência existente entre esse documento e as ações institucionais nas diferentes vertentes de sua atuação acadêmica – ensino, pesquisa, extensão e gestão. Pretende, igualmente, verificar os diferentes caminhos percorridos (ou a percorrer) pela IES no contexto de sua inserção social, bem como sua atuação face à inclusão e ao desenvolvimento econômico e social, tendo sempre como base a missão, os propósitos e as metas anunciadas no PDI.

Eixo 3: Políticas Acadêmicas. No Eixo “Políticas Acadêmicas” analisam-se os elementos constitutivos das práticas de ensino, pesquisa e extensão, considerando como meta o aprendizado. Enfatiza-se também a relação entre as políticas acadêmicas, a comunicação com a sociedade e o atendimento ao discente.

Eixo 4: Políticas de Gestão. O Eixo “Políticas de Gestão” tem como foco a verificação do desenvolvimento das políticas de pessoal e da organização e gestão da instituição. Abrange, ainda, elementos do planejamento e da sustentabilidade financeira da IES para garantir o seu pleno desenvolvimento de forma sustentável.

Eixo 5: Infraestrutura Física. No Eixo “Infraestrutura Física”, verificam-se as condições que a IES apresenta para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

  1. Autoavaliação: A autoavaliação discente visa a reflexão sobre o desempenho e cumprimento das atividades relacionadas às diversas disciplinas do seu curso. Para docentes, coordenadores, tutores e técnicos administrativos, a autoavaliação visa a reflexão sobre o exercício de suas atividades no semestre.
  2. Avaliação de disciplina: Esta etapa da avaliação institucional ocorre semestralmente. O aluno é convidado a avaliar cada disciplina presencial / semipresencial que está cursando e o (a) professor (a) responsável, exceto Atividade Complementar, Estágio e TCC
  3. Avaliação das turmas: Nesta etapa da avaliação institucional, professores e tutores são convidados para avaliar a turma, de cada disciplina que ele (a) está ministrando nesse semestre. Esta avaliação visa fornecer informações para o aprimoramento para as turmas, servir de instrumento complementar para o planejamento acadêmico, e servir de subsídio ao processo de Avaliação Institucional.