Perguntas Frequentes

1. Quais os cursos que deverão realizar o  ENADE 2016?

O Enade 2016 será aplicado aos estudantes concluintes dos cursos de  Bacharelado nas áreas de:

  • Biomedicina;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Nutrição;

Devem ser inscritos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que se enquadram nas áreas de abrangência do Enade e os estudantes irregulares de anos anteriores. As inscrições dos estudantes são de responsabilidade das IES e devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Enade.

2. Quais os estudantes habilitados ao Enade 2016?

Estão habilitados ao Enade 2016 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade.   

No entanto, em 2016, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 20/11/2016.

3. Quando será realizado o Enade 2016? 

O Enade 2016 será aplicado no dia 20 de novembro de 2016, com início às 13h (treze horas) do horário oficial de Brasília (DF), e terá a duração de 4 (quatro) horas.

Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.

 Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

A participação no Enade 2016 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

4. O Enade é obrigatório?

O Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.

5. Quais os instrumentos básicos do Enade?

  1. O questionário de percepção dos estudantes sobre a prova;
  2. O questionário do estudante;
  3. A prova do ENADE;
  4. O questionário do coordenador(a) do curso.

6. O que é o Manual do Enade e Manual do Estudante 2016?

O Inep divulgou o Manual do Enade 2016 e o Manual do Estudante - Enade 2016.

Os manuais respectivamente estabelecem os procedimentos técnicos indispensáveis à execução do Exame, e apresenta ao estudante as ações de sua responsabilidade para o acompanhamento das inscrições e a participação no Exame.

Clique no link para obter o Manual do ENADE

Clique no link para obter o Manual do Estudante 2016

Fonte: Adaptado de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2016. http://portal.inep.gov.br/enade.