Perguntas Frequentes

1. O que é o ENADE?

O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão

2. O ENADE é obrigatório?

O ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo a situação regular com relação a essa obrigação inscrita no histórico escolar do estudante.

O estudante selecionado que não comparecer ao ENADE estará em situação irregular.

3. Quais os instrumentos básicos do ENADE?

  1. A prova;
  2. O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
  3. O questionário do estudante;
  4. O questionário do coordenador (a) do curso.

4. Inscrições no ENADE 2017

O ENADE 2017 será aplicado aos estudantes da FAM concluintes dos cursos de

  • Ciências da Computação
  • Educação Física (licenciatura);
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Elétrica
  • Letras
  • Pedagogia

Devem ser inscritos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos acima e os estudantes irregulares de anos anteriores. As inscrições dos estudantes são de responsabilidade das IES.

5. Quais áreas são avaliadas no ENADE?

Nesta edição (2017), o ENADE vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

Em 2016: cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia; que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Agronegócio; Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Gestão Hospitalar; Radiologia

Em 2015: cursos que: conferem diploma de bacharel em: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia; e Turismo; conferem diploma de tecnólogo em Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing; e Processos Gerenciais.

Fonte: Adaptado de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2017. http://portal.inep.gov.br/enade.