Comunidade

SIA - Serviço Integrado de Atenção

SIA -Serviço Integrado de Atenção dos Cursos de Psicologia, Pedagogia e Nutrição

O SIA é uma Clínica onde os alunos fazem os estágios relacionados aos cursos de Psicologia, Pedagogia e Nutrição.

Alunos do curso de Psicologia atendem crianças, adolescentes e adultos. Os atendimentos são realizados em grupo ou  individualmente. 

Os atendimentos são realizados através de parcerias entre o SIA e instituições públicas e/ou privadas.

Alunos do curso de Nutrição oferecem atendimento à população em geral:

Os alunos em fase de conclusão do curso de Nutrição da Faculdade de Americana oferecem atendimentos gratuitos à população no SIA. 

Os alunos dão dicas sobre orientação nutricional e calculam o índice de massa corpórea, o IMC.

Além disso, os alunos realizam também Encontros de Diabéticos para tirar dúvidas sobre a alimentação correta para esta parte da população.

O atendimento é realizado também em eventos sociais realizados na região. 

Contato (19) 3468-1093 | Email sia@fam.br

Brinquedoteca

Oferecer apoio pedagógico em alfabetização, com atividades para a superação das dificuldades na leitura e na escrita - em língua portuguesa, bem como no cálculo e pensamento lógico - em matemática.  

Público alvo: Crianças matriculadas em escolas de educação básica entre 6 a 10 anos.

Atendimento: Terças-feiras no SIA - Serviço Integrado de Atenção da FAM - das 13h30 às 16h30.

Contato (19) 3468-1093 | Email sia@fam.br

PROFA. RESPONSÁVEL PELOS ATENDIMENTOS NA BRINQUEDOTECA: Talita Cruz (curso de Pedagogia)

Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas tem por finalidade: 

Oferecer estágio supervisionado aos alunos matriculados nos 7º, 8º, 9º e 10º semestres do curso de Direito, para cumprimento das disciplinas Estágio I e II, que são divididas em quatro semestres.

Orientar, supervisionar, controlar e avaliar todas as atividades de práticas jurídicas, de estágio supervisionado realizado no próprio Núcleo de Práticas Jurídicas ou em outra empresa/ instituição conveniada.

Concede assistência judiciária a população carente da cidade de Americana, após triagem socioeconômica, realizada no próprio NPJ. 

Orientar, supervisionar e estimular a conciliação prévia e a mediação dos conflitos de interesse de todos os interessados.

Clínica Escola de Fisioterapia

 A Clínica Escola de Fisioterapia da FAM presta atendimento fisioterapêutico à população de Americana e região desde 2008. Como característica do estágio, os alunos são acompanhados diretamente por professores fisioterapeutas, com formação adequada para sua área de atuação. As áreas contempladas para atendimento na Clínica Escola são: Ortopedia e Traumatologia, Postura, Neurologia Adulto, Pediatria, Saúde da Mulher, Urologia e Dermato Funcional. Os atendimentos são gratuitos visando o bem estar do paciente e o desenvolvimento técnico e ético do aluno.

Apoio Psicopedagógico

Desde março de 2014, a Faculdade de Americana implementou o Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante, o PAPE. O Programa é oferecido pelo curso de Psicologia FAM, e visa promover o desenvolvimento psicopedagógico do estudante universitário da FAM.

O PAPE tem como objetivo propiciar aos alunos oportunidades em que possam refletir sobre a carreira, o planejamento do futuro profissional e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao gerenciamento de suas vidas acadêmica e profissional.

O Programa é estruturado por meio das seguintes atividades: plantão para acolhimento, triagem e encaminhamento a outros profissionais/serviços e a oficinas que atendam às demandas detectadas.

O estudante pode ser encaminhado ao Programa pelos Coordenadores de Cursos e Professores ou procurar o serviço, espontaneamente, tendo como base, principalmente, o rendimento escolar e a melhoria em seus hábitos de estudos.

Os atendimentos são realizados pela Psicóloga/Psicopedagoga, mediante agendamento com a secretária do Serviço Integrado de Atenção. Os agendamentos poderão ser realizados pessoalmente, por telefone ou por e-mail.

Horário de atendimento: terças e quintas-feiras, das 17h20 às 18h50.

Local: Av. Unitika, s/n, ao lado da Portaria 1.

Contato (19) 3468-1093 | Email apoiopsicopedagogico@fam.br

Bolsa FAM+

Os candidatos aprovados no Vestibular de Verão/2016, poderão solicitar bolsa de até 25% no Departamento Social da Instituição até o dia 18/12/2015, mediante o preenchimento do PSE – Perfil Sócio Econômico e apresentação de toda a documentação comprobatória, e observação dos seguintes critérios:

• comprovação de renda familiar per capita que não exceda o valor de até 3 SM (salário mínimo);

• ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou escola particular na condição de bolsista;

• não possuir diploma de ensino superior.

Haverá classificação de todas as solicitações através do IC – Índice de Carência, e dessa forma será definido, os alunos que obterão o desconto e qual a porcentagem (podendo ser 10%, 15%, 20% ou no máximo 25%)

O oferecimento das bolsas ficará condicionado à formação de turma inicial, e a quantidade será baseada no nº de novos alunos matriculados, ou seja, para cada 9 alunos pagantes será concedido 4 bolsas de 25%.

Departamento social: social@fam.br

Outras informações

Remição pela Leitura

A FAM, através do Curso de Letras e do NICOM, firmou parceria com a  FUNAP -Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel - e Secretaria de Administração Penitenciária através da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central do Estado de SP , para ressocializar detentos selecionados pela Direção do Centro de Detenção de Americana. A ideia central do Projeto é dar oportunidade para que essas pessoas entrem em contato com clássicos da literatura e façam uma reflexão e crítica que as levem a rever sua posição na sociedade, estimulando a cidadania.

Contato: nicom@fam.br

Programa Ciência sem fronteira 

A Faculdade de Americana participa do programa Ciência sem Fronteira do Governo Federal com um acordo de adesão que permite o aluno a participar do projeto.

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto promove o intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Sempre que as vagas estão abertas, a Faculdade de Americana informa ao corpo de alunos e professores as etapas para inscrição.

Fique atento ao site e informativos FAM.

Banco de Talentos Aluno Nota 10

Consiste num Banco de Currículos de alunos certificados pela FAM em 3 análises: Acadêmica, Profissional e Psicológica, ranqueados pela notas que recebem nestas análises e disponibilizado para empresas (contratantes) parceiros.

Visita aos Laboratórios

Para agendar uma visita (individual ou em grupos) aos laboratórios de saúde da FAM, é necessário agendamento através do telefone (19) 3465-8100 (Ramal 247). O horário de funcionamento dos laboratórios, para agendamento e visita, é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 22h.

Contato: odair@fam.br