O que faz um Publicitário?

Criar estórias para vender produtos, imagens ou ideias. Pensar em coisas que ninguém ainda havia pensado, estar antenado com o mundo e suas tendências e oportunidades, transformar ideias já existentes em algo novo e atual, fortalecer a imagem de um produto ou empresa através de uma comunicação clara e envolvente. Criar campanhas publicitárias, elaborar estratégias de vendas... Isso são tarefas de um profissional de publicidade. Afinal, difundir ideias, lançar ou consolidar marcas e promover relacionamentos estará sempre no seu escopo de trabalho.

Comunicação é seu instrumento de trabalho, portanto o profissional de publicidade, deve ser comunicativo e conhecedor das relações humanas, culturais e seus anseios ,para que possa criar meios para uma comunicação eficaz.

Mercado de Atuação

Atendimento – O atendimento é o primeiro contato entre o cliente e a agência. Essa atividade exige conversar com o cliente para conhecer o tipo de produto que ele quer vender, quais os objetivos da empresa com a campanha, etc. Além de conhecer bem o produto, o publicitário precisa saber mais sobre a marca que estará representando, quem ela pretende atingir e quais os valores da empresa, por exemplo.

Planejamento – Com os objetivos da campanha já estabelecidos, a área de planejamento estabelece as estratégias da campanha: define o que será comunicado, de que forma, qual será a abordagem, a linguagem e os argumentos que serão utilizados.

Mídia – É a área de mídia que negocia em qual meio de comunicação a campanha será veiculada, o tempo de duração e número de inserções. No caso de mídias impressas e digitais, definem-se características como o tamanho e formato do anúncio, qual a página (de revista ou jornal) que será impresso, etc. No caso de propagandas na TV ou no rádio, é importante definir o horário, canal e também durante qual programação o comercial será veiculado.

Criação – O departamento de criação é responsável por definir todo o visual da campanha e confeccionar as peças publicitárias. Esta equipe define as imagens, a ordem em que elas aparecem, a inserção de conteúdo, entre outros. Também elabora uma espécie de roteiro detalhado para a execução da campanha com o objetivo de orientar o trabalho de desenhistas, ilustradores, fotógrafos, diretores, etc. O processo de criação envolve também a produção de jingles, a redação do conteúdo a ser exposto e a criação das falas no caso de campanhas para rádio ou televisão.

O trabalho do publicitário não termina com a propaganda ou anúncio veiculado na mídia. Após o lançamento da campanha, ele avalia o impacto exercido sobre o consumidor. O publicitário elabora relatórios desta avaliação para que a empresa possa acompanhar os resultados da campanha e até propor alguns ajustes como mudança nos horários de veiculação ou até de tipo de mídia.

Quanto Ganha?

Assistente - De R$ 1.501,00 a R$ 3.000,00

Analista - De R$ 2.001,00 a R$ 5.000,00

Coordenador de Comunicação - De R$ 4.001,00 a R$ 9.000,00


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Fonte: Guia do Estudante, Guia de Carreira, Catho.


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