O que faz o profissional de marketing?

Ele traça e executam estratégias para conquistar do público, lealdade a uma marca, construir e manter a boa imagem do produto. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto. 

Pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor de pequenos e médios negócios, ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos. 

Onde trabalha? 

O profissional de marketing pode trabalhar em qualquer segmento, tanto como CLT como pessoa jurídica, pois a tendência do mercado é que cada vez mais as empresas necessitem desse profissional, e junto com ele tenham o seu próprio setor de marketing, uma vez que quem quiser sair na frente de sua concorrência terá que ter uma visão mercadológica ampliada para com esse profissional.

Faixa Salarial

A faixa salarial pode variar bastante de uma região para a outra, e podendo variar também na quantidade de funções designadas do profissional, entretanto existem pesquisas que nos oferecem dados das médias salariais de cada função. Seguindo um modelo de carreira profissional de Marketing, temos:

Estágio de Marketing Faz pesquisas de mercado e análise do público-alvo, ajuda na assessoria de definição de estratégias de lançamento de novos produtos, indicando os métodos e meio de comunicação a serem utilizados em cada etapa. Média Salarial: R$ 788,00

Assistente de Marketing Auxilia o gerente no acompanhamento do desempenho de vendas e fornecedores, presta suporte no contato com agência de propaganda, faz o controle de notas fiscais, apoio em negociações, implementação de campanhas publicitárias e de vendas. Elabora parceria com o gerente de marketing em campanhas e promoções. Média salarial: R$ 1166,66 

Analista de Marketing Elabora estratégia no desenvolvimento de materiais promocionais e campanhas em mídia online e off-line. Realiza pesquisas de mercado e analisa comportamento do consumidor para atender as necessidades dos clientes e criar novos produtos ou serviços. Presta suporte na organização de feiras, eventos e exposições. Média Salarial: R$ 1865,00

Trainne em Marketing Acompanha e desenvolve atividades na área de Marketing, envolvendo a realização e análise de pesquisa de mercado, acompanhamento de tendências e implementação de estratégias promocionais, a fim de capacitar para ocupação do cargo profissional planejado e aprimorar o conhecimento dos negócios, produtos ou serviços da empresa. Média Salarial: R$ 2800,00

Diretor de Marketing Desenvolve estratégias de marketing e identidade visual das marcas. Define canais de comunicação específicos, exclusivos e adequados para cada público (interno e externo). Planeja e define campanhas voltadas para promoção de produtos e serviços. Estabelece objetivos, políticas e ações de acordo com as tendências do mercado. Média Salarial: Até R$ 13.000,00

Tendências 

Hoje com o mundo interligado por tanto vieses de informações, o individuo de Marketing precisa esta conectado com a tecnologia para que assim consiga trabalhar todas as mídias e plataformas disponíveis pelo mercado e assim também disponibilizara novos modelos de comunicação para com os seus clientes e prospects.

Segundo especialistas, a tendência é que o setor de Marketing juntamente com o de T.I possa estar em sinergia para efetuarem juntos inovações para que a empresa saia na frente de sua concorrência, utilizando a inteligência de dados para cada vez mais, por exemplo, manter o cadastro dos clientes limpos e com informações corretas.  


Gostou da profissão? Dê o primeiro passo e inscreva-se no Vestibular FAM.

Fonte: Guia do Estudante, Catho, Manager.


Deixe o seu comentário