Saiba onde você pode usar a nota do ENEM

O resultado do ENEM 2015 será divulgado nesta tarde de 08 de dezembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São 5,7 milhões de candidatos que poderão conferir seu desempenho no site da instituição. Basta usar o número de inscrição e a senha no site: http://enem.inep.gov.br/participante/#/login


Saiba onde você pode usar a nota do ENEM:

Universidades Públicas (Sisu)

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2015 e que tenham obtido nota na prova de redação que não seja zero. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Para inscrever-se no Sisu o candidato deve informar o número de inscrição e senha cadastrados no Enem de 2015. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu, sem a cobrança de taxas.

Ao realizar a inscrição, o candidato deve estar atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Essa informação estará disponível no Sisu, no momento da inscrição. Ao finalizá-la, o sistema possibilita ao candidato a impressão do comprovante de inscrição.

As inscrições da primeira edição deste ano poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro.

Serão ofertadas 228 mil vagas. Cada universidade pode também estabelecer notas mínimas para cada uma das provas e para a redação.

Fies

É um programa do governo destinado a financiar cursos de graduação. Podem solicitar o financiamento os estudantes que tenham prestado o ENEM de 2010 ou ano posterior, e que tenha a nota superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, e não ter zerado a nota de redação. Além disso, o candidato deve satisfazer condições informadas no site: sisfiesportal.mec.gov.br

Prouni 

É um programa do governo, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação. Podem se inscrever candidatos que tenham participado do ENEM de 2015 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação. Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições informada no site: siteprouni.mec.gov.br

Ciência Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto promove o intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Sempre que as vagas estão abertas, a Faculdade de Americana informa ao corpo de alunos e professores as etapas para inscrição.

Certificação do Ensino Médio

Para obter a certificação do ensino médio, é preciso ter feito a solicitação no início do ano, na hora da inscrição, ter mais de 18 anos e ter obtido pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e 500 pontos ou mais na redação.

Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec)

O Sisutec é uma das vias de acesso ao Pronatec. Ele é um sistema informatizado no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem. 

A Faculdade de Americana informa que não oferecerá o programa neste ano de 2016

Vestibular FAM

Nosso vestibular não possui taxa de inscrição!

Você pode utilizar sua nota do ENEM (a partir do ano 2010), para se isentar da realização da prova. Desde que a nota da redação seja igual ou maior a 400 pontos.

As provas são agendadas no site vestibularfam.com.br e você pode escolher uma das datas de segunda a sexta as 19h00, e aos sábados as 9h00. A avaliação consiste em uma redação.


Deixe o seu comentário