Olimpíadas de Robótica FAM 2016

Faculdade de Americana traz o clima dos jogos olímpicos para o mundo da tecnologia de robôs.
Os alunos dos sétimo e oitavo semestres do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Americana participaram na noite de hoje, dia 23 de novembro, da primeira Olimpíada de Robótica da Instituição. No total, foram aproximadamente 100 participantes durante todo o processo de criação até os jogos.


Para estimular a produção dos alunos, as Olimpíadas de Robótica FAM trouxeram três modalidades: Sumô de Robô, Cabo de Guerra e Futebol de Robôs. Cada robô mostrou claramente os componentes como controladores, sensores, atuadores, manipuladores, engrenagens, eixos, fonte de energia, fiação e estrutura. 


Com baixo custo, mas com alto rendimento, todos os robôs reaproveitaram componentes elétricos e mecânicos obrigatórios na proposta do evento.
"Este é o nosso terceiro ano consecutivo de jogo de robô, que estimula a criação dos alunos e movimenta o nosso curso com atividades práticas. É um momento de diversão em alguns momentos, mas de grande aprendizado. Agradeço muito a participação dos professores parceiros”, disse Mathias Leme.


Para Carlos Fielde, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, estes jogos mostram a importância das atividades realizadas no contexto acadêmico e sua implementação na vida real. "Os robôs estão a cada dia mais em nosso cotidiano, seja em casa ou no trabalho, e por que não na faculdade? Sempre é uma noite de muito aprendizado aliando a teoria e prática", comentou.

O projeto faz parte da disciplina de Robótica, ministrada pelo professor e co-organizador José Mathias Leme, que tem como objetivo a projeção de robôs com todos os conhecimentos adquiridos durante os períodos anteriores como: Tecnologia de Informação e Telecomunicação, Redes e Comunicação de Dados, Automação Industrial, Ergonomia e Segurança do Trabalho.
 


Deixe o seu comentário