5 dicas e 10 perguntas para escolher a profissão certa

5 dicas e 10 perguntas para escolher a profissão da sua vida!

Escolher a carreira certa é um dos momentos mais decisivos da sua vida. Para isso, você precisa refletir muito não apenas sobre quais são os seus talentos e pontos fortes, mas também sobre o que você gosta de fazer. Afinal, você não quer passar anos estudando um assunto que não lhe agrada.

Para lhe ajudar nesta escolha vou listar 5 dias e 10 perguntas que você tem de se fazer para saber se está no caminho certo:

Dica 1 - Defina metas de salário

Se você é uma pessoa ambiciosa e que quer ganhar um salário alto, alguns cursos não serão a opção certa para você. Definir uma linha de salário desejado é o primeiro passo para começar a avaliar os cursos.

Dica 2 - Conheça os seus talentos

É importante pensar no que você é bom, uma vez que a sua vocação pode ser algo pelo que você é apaixonado. A partir disso, pesquisar sobre quais são os cursos relacionados aos seus talentos.

Dica 3 - Avalie o seu estilo de trabalho

O seu estilo de trabalho pode dizer muito sobre como será a sua vida profissional. Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Em um escritório ou em área livre? Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para fazer a escolha certa.

Dica 4 - Saia da sua zona de conforto

Existem muitos cursos de graduação que você não conhece. Saia de sua zona de conforto e comece a pesquisar sobre quais são as opções existentes, sem atentar-se aos cursos mais “famosos”. O Guia do Estudante por exemplo apresenta 265 tipos de profissões dentre ela a de Prático que realiza a praticagem nos Portos e recebe salários muito interessantes. #Borapesquisar

Dica 5 - Converse com os seus professores

Os seus professores, por conhecerem você há algum tempo, podem lhe dar dicas de  qual profissão eles acreditam que seja a certa para você. Converse com eles e utilize a resposta como base para tomar a sua própria escolha. Porém, lembre-se de que a profissão dita por eles não deve ser a sua opção apenas por esse motivo.

É importante lembrar que uma carreira de sucesso começa a partir do momento em que você deve fazer suas escolhas. Porém, optar por apenas uma alternativa quando existem tantas possibilidades não é uma tarefa fácil, além de ser complicado entender o que é realmente ideal para o seu futuro profissional. Para que você possa esclarecer suas ideias e resolver suas dúvidas quanto à sua escolha de carreira, existem algumas questões que você deve levar em consideração.

Tente responder para si mesmo estas perguntas e avalie se escolheu a profissão certa pra você:

1. Essa escolha possibilita que eu siga minha paixão?

2. Escolhi essa carreira para agradar outra pessoa?

3. Qual é o meu estilo? Sou mais analítico ou estratégico, sou mais individualista ou coletivo, gosto de liderar ou ser liderado.

4. Eu gosto de pessoas?

5. Posso encontrar sucesso com essa carreira?

6. Eu poderei ganhar tanto dinheiro quanto quero/preciso?

7. Poderei conseguir o treinamento/estágio que preciso?

8. Essa carreira tem muita competição?

9. Tenho um plano de escape?

10. Estou pronto para lutar por isso?

Siga estas dicas, responda às perguntas e, em caso de dúvidas, procure conversar com profissionais da área ou profissão que você almeja seguir. Isto lhe dará um panorama mais claro e realista de como é o mercado desta profissão e outros detalhes importantes que lhe ajudarão a tomar sua decisão. Boa sorte!

Eryvelton Baldin é professor desde 1996, formado em Administração e com pós graduações em Marketing e Logística. Atualmente é Gerente do Departamento Comercial e de Marketing e Coordenador do curso de Administração da FAM | Faculdade de Americana, Consultor de Negócios e Professor de Oratória.

Dúvidas ou Sugestões: eryvelton@fam.br


Deixe o seu comentário