Dicas de Sucesso para o Enem

Enem chegando e nós estamos como? Tão ansiosos quanto quem vai fazer a prova! Nos dias 04 e 11 de novembro, milhares de estudantes farão a prova em todo o Brasil. Como a nota é também usada para ajudar o estudante a ingressar na faculdade, conseguir uma bolsa ou financiamento estudantil, é preciso mandar bem na prova! Se liga nas nossas dicas!

É importante lembrar que o exame é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, de acordo com o nível de dificuldade das questões. Sendo assim, as mais difíceis valem mais. Dê atenção a prova de Matemática e Redação. A sua redação será corrigida por professores e não pelo sistema TRI, então é a única prova no Enem onde você pode tirar nota 1000.

Seja preciso! Priorize as questões fáceis primeiro, já que elas valem menos e demandam menos tempo. Deixe as difíceis por último pois você terá mais tempo para responde-las. Mas não se esqueça: você tem 3 minutos para responder cada questão!

Fique de olho no que está acontecendo no mundo! O ENEM é um exame que aposta em atualidades, não só na redação como também em todas as áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para chegar com tudo no local de prova, se prepare durante a semana! Exercite seus conhecimentos! Como durante a aula só estamos lendo, escrevendo e ouvindo, não colocamos em prática aquilo que aprendemos. Leia em voz alta ou ensine alguém o que você aprendeu, assim será mais fácil memorizar e terá as respostas na ponta do lápis!

Faça simulados e adquira experiência de prova, assim você se familiariza com o ambiente e fica mais tranquilo quando chegar o dia oficial.

Coma bem, porém sem exageros! Imagina você perder muito tempo da prova pois passou mal devido a um alimento forte ou diferente que comeu mais cedo? Leve barrinhas de cereal, chocolate para deixar menos ansioso, muita água e não se esqueça: respire fundo e relaxe!

Coloque em prática tudo o que aprendeu ao longo desses anos e fique atento ao ponto mais importante: acredite em seu potencial!