Descubra sua Vocação Profissional

O que de fato é vocação? Talvez você já tenha se perguntado isso!

É um talento, uma habilidade natural, uma tendência que leva o indivíduo a ingressar em determinada carreira / profissão. É aquela sua capacidade especial em realizar alguma coisa, ou  quando você tem uma facilidade espantosa em algo e não faz ideia do porquê.

Destino? Talvez.

Mas e aí, você sabe sua vocação? Não?

Bom, isso realmente é algo complicado de descobrir. No ensino médio não temos uma disciplina sobre escolha de carreira em que fala um pouco sobre cada uma delas.
Aliás, esta é uma boa ideia… Poderíamos todos aprender sobre empreendedorismo no nosso desenvolvimento educacional.

Mas o que fazemos quando o fluxo automático da sociedade nos emburra para uma decisão imediata sobre qual curso fazer?

Você pode escolher um curso, perceber que cometeu um erro e partir para outro. Por que não? Porém, não é o que você gostaria que acontecesse! Queremos sempre acertar na primeira tentativa, não é?

Aqui vai uma frase clichê, mas que pode martelar na sua mente por um tempo: “Já imaginou passar a vida fazendo algo que não gosta?”.

Se imagine levantando todos os dias com o corpo pesado, com aquela falta de ânimo para iniciar o dia, pensando se não seria melhor passar o dia na cama, refletindo onde e quando as coisas podiam ser diferentes…

Não! Este não é o roteiro de um vídeo informativo sobre depressão, muito menos o de um filme dramático. Entretanto estas frases foram descritas para que entenda uma única coisa: Sua vida não precisa ser terrível, você pode mudar quantas vezes forem necessárias. Não tenha medo de cometer erros. Não fique preso em um curso simplesmente porque seus pais querem assim, ou pelo fato de você achar que este renderá mais dinheiro. É a sua saúde e o seu futuro que estão em jogo.

Encontrar o que ama fazer, infelizmente ainda poucas pessoas conseguem.  O que temos que fazer, é aumentar esta quantidade. Todos devem encontrar a sua vocação.

Não acredita em nada que leu? Mas deve confiar em Steve Jobs, pois ele disse: “A única forma de fazer um grande trabalho é amar o que você faz.” E ele disse isso, pois o mundo precisa de pessoas apaixonadas pelo que estão fazendo, pessoas que dão tudo de si, que mudem as coisas, que criem novos padrões, novas necessidades… Como ele fez.

Então a dica de hoje é: Descubra-se, redescubra-se e reinvente-se sempre que for necessário. E acredite, vai ser. O mundo vive em constante mudança. 😉

E já que estamos falando sobre isso, você sabia que pode iniciar sua trajetória de autodescoberta agora mesmo? A FAM possui um Teste de Orientação Profissional, para te ajudar a entender qual a melhor área para o seu perfil. Ainda que a escolha seja toda sua. =D

Bora fazer? www.escolhermeucurso.com.br