Você sabe o porquê do Novembro Azul?

Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é um mês de conscientização. Dessa vez, a cor azul toma conta para lembrar sobre os cuidados com a saúde do homem: a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse é o segundo tipo mais comum da doença entre homens, sendo responsável por 28,6% de mortes da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda este ano! Sabia que esse número é equivalente a um estádio de futebol lotado? No Brasil, essa doença chega a matar cerca de 13 mil homens anualmente.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Assim, quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos casos já estão em fase avançada, o que dificulta a cura! Fique atento e alerte as pessoas ao seu redor: as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Os cuidados com a saúde devem começar desde criança, passando pelos informativos e diálogos sobre DST’s na adolescência e assim, os hábitos saudáveis, prevenção e rotina de consultas na fase adulta! Cuide-se!