É o sonho de muitos jovens realizar um intercâmbio no exterior, e pode ser o seu também. Entramos naquele período de querer independência e isso pode gerar ansiedade ou receio. A questão é que tudo o que você vai aprender e vivenciar no intercâmbio depende exclusivamente de você mesmo! O certo é ponderar as vantagens e desvantagens de se ver morando longe do seu país e analisar essa mistura de sentimentos que afetam suas escolhas. Por conta disso, reunimos aqui uma série de dicas de como avaliar e decidir esse passo tão importante em sua vida.

 

1 – Desenvolvimento pessoal

Morar fora, sozinho ou com pessoas desconhecidas (qualquer um que não seja do seu círculo desde a infância) requer aprender e ensinar diversas coisas ao longo do período. O intercâmbio ajuda muito no processo do amadurecimento e independência, assim como te tornará um explorador nato, pois você será incentivado a lidar melhor com as adversidades, já que estará convivendo com uma cultura diferente e suas diversas questões inerentes. Sabe os problemas que aparecerão ao longo do caminho? Você aprenderá a resolver todos!

 

2 – Aprender outro idioma

Não adianta: anos e anos de inglês (ou qualquer outra língua estrangeira) não terão tanta valia se você não colocar em prática tudo que aprendeu. Quem faz um intercâmbio onde pratica a língua estudada, se torna fluente pois ele está diretamente inserido no contexto do local. Afinal, se você não falar o idioma que todo mundo está falando, você não consegue fazer nada além de mímicas, não é mesmo?

 

3 – Dar um up no seu currículo

Pense: para o profissional que está analisando seu currículo, se você viveu um tempo fora do país, você tem muito a agregar na empresa. Depois de tudo que você passou “sozinho”, você possivelmente irá se tornar mais versátil profissionalmente, aceitando mudanças e lidando melhor com a gestão de crises. Além de que os negócios internacionais crescem a cada dia, assim você se torna uma peça importantíssima na empresa.

 

4 – Experiências de vida

Apesar de toda a parte acadêmica de um intercâmbio estudantil, você está em um lugar novo e diferente! Imagine conhecer a cultura, pessoas, o entretenimento e tudo mais? Você viverá experiências importantes para seu crescimento pessoal e profissional. Não é apenas vivenciar uma cultura diferente, mas também uma nova visão do mundo, onde poderá reconhecer os seus preconceitos, desafiar estereótipos, aceitar e respeitar as diferenças. Além disso, você fará amizades com pessoas dos mais diversos países, o que facilitará sua ida a esses países também!

 

5 – Dar valor à sua cultura

Pode parecer besteira, mas, morando em outro país com uma cultura diferente da sua, você verá o seu país de origem com outros olhos, quase que como uma pessoa estrangeira vê. Assim você poderá analisar melhor o que seu país oferece e também saber o que o pessoal lá de fora pensa sobre ele (o que pode ser bom ou ruim, porém interessante em saber!).

 

São muitas vantagens em se fazer um intercâmbio internacional, e nada melhor do que ter uma ajuda profissional quando for pensar nisso, não é mesmo? Por isso, a TheBigHouse Group está sempre presente para te auxiliar no que for preciso. E ainda, se você é aluno ou colaborador FAM, eles te dão um super desconto no valor do intercâmbio. Pensou, decidiu, ou está em fase de decisão? Corre lá que eles te auxiliam!