Para ter um bom currículo é importante que antes você tenha um objetivo, um propósito profissional. Qual a área deseja atuar? O que deseja fazer dentro do grau de conhecimento que você já possui e o quanto está disposto a aprender? Isso porque deixar objetivos vagos ou termos como “todas as áreas da empresa”, “atuar em diversas áreas” demonstram falta de foco. Se você quiser inserir um texto de apresentação, evite colocar sentimentos e qualidades pessoais; não se esqueça da parte profissional!

Além de colocar os locais que trabalhou, coloque também o tempo e o cargo que assumiu e um resumo de suas tarefas diárias, as mais significantes. Isso ajuda os avaliadores a entender e identificar suas habilidades e conhecimento em cada função. Isso porque um profissional de cargo auxiliar pode executar diferentes tarefas que não são percebidas com detalhes. Seja objetivo, com textos curtos de no máximo um parágrafo ou, se preferir, aponte em itens.

Cuidado com as fotos! Não use fotos tão informais nos currículos, procure imagens em boa resolução que trazem credibilidade profissional. Fique atento às roupas apresentadas e nada de fotos escuras que dificultam a identificação do seu rosto. Claro, evite montagens e nem pense naquele photoshop em excesso, rs!

Cuidado com excesso de adjetivos. Evite se auto afirmar o tempo todo como “sou excelente”, “sou ótimo”. Estes termos podem demonstrar uma certa insegurança ou até dificuldade de trabalhar em grupo, entendendo que as características diversas da equipe são tão importantes quanto as suas.

Por fim, evite currículos muito artísticos a não ser que seja para área de criação e comunicação. Tenha um currículo limpo e preciso. Agora que você já pegou todas nossas dicas, bora atualizar seu currículo?