Uma das principais dúvidas de quem acaba de ingressar em uma universidade ou já está se formando é em como construir uma carreira de sucesso, realizando os seus sonhos pessoais e profissionais. Acompanhe as nossas dicas e descubra como se destacar no mercado de trabalho!

Desenvolva as suas habilidades pessoais

Busque formas de desenvolver continuamente as suas habilidades pessoais e comportamentais, como foco, organização, espírito de liderança e comunicação interpessoal. Essas são competências cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e ajudam a construir uma carreira de sucesso.

Seja proativo

Outra característica pessoal fundamental é a proatividade. Não se limite em somente ficar esperando suas tarefas aparecerem. Seja capaz de agir no momento certo, usando os seus talentos e habilidades para propor soluções para problemas e desafios, ajudando no crescimento da empresa e da sua carreira.

Invista em atualização profissional

O mercado de trabalho é dinâmico. A cada dia uma nova tecnologia surge, uma nova tendência de consumo passa a imperar e inúmeras leis são criadas, impactando na sua carreira. É importante ser curioso e interessado com tudo o que está acontecendo no mundo e na sua área profissional. Invista em novos cursos, workshops, palestras e acompanhando as principais notícias.

Tenha objetivos profissionais definidos

Para construir uma carreira de sucesso, é importante que você saiba onde quer chegar e definir o que é sucesso para você. Por isso, crie um plano de ação profissional, definindo onde você quer chegar em 5 e em 10 anos. Coloque na ponta do lápis com o que você se vê trabalhando e os passos necessários para alcançar essa meta.

Cuide da sua saúde

De nada adianta você investir forte na construção da sua carreira se negligenciar a sua saúde. Procure reservar um tempo na semana para fazer atividades físicas, ler livros e relaxar a mente. São ações que farão bem para o seu bem-estar físico e mental, ajudando a ter ainda mais energia e disposição para continuar percorrendo o caminho do sucesso profissional.

Fortaleça o seu networking

Outro passo importante para construir uma carreira de sucesso é fortalecer o seu networking. Procure marcar presença nas redes sociais e eventos, mostrando o que você faz, quais suas habilidades e competências e se oferecendo para ajudar os colegas de profissão e eventuais empregadores. Com certeza será um ponto positivo para você se destacar no mercado de trabalho.

Escolha uma faculdade forte

Por fim, busque uma faculdade forte e comprometida com a qualidade do seu ensino e em formar profissionais de sucesso. A FAM – Faculdade de Americana está há 20 anos no ramo da educação, priorizando a metodologia ativa e profissionais atuantes no mercado de trabalho para que os alunos saiam formados em suas áreas com a noção real do campo onde irá atuar.