A tão sonhada entrevista para o primeiro emprego ou estágio é também uma hora temida por muitos, que só de imaginar as perguntas dos recrutadores, já sentem um friozinho na barriga. Afinal, é nesta breve conversa que o recrutador vai definir se você tem o perfil que ele busca para a empresa e é aqui que você tem que lembrar que aquele ditado “a primeira impressão é a que fica” se revela uma profunda verdade.

Procurar saber o que os recrutadores esperam dos candidatos é uma boa forma de controlar a ansiedade pré-entrevista, afinal, isso permite que você se prepare melhor. Vem com a gente que iremos te ajudar a arrasar na sua entrevista!

 

Autoconhecimento e valorização das conquistas

Uma das coisas que os recrutadores esperam dos candidatos é que eles demonstrem autoconhecimento: eles querem um profissional que valoriza suas conquistas e sabe quais são os seus pontos fortes e fracos e como suas características podem contribuir com a empresa.

 

Curiosidade

A curiosidade é uma virtude apreciada na hora da entrevista pelos recrutadores, que buscam um candidato que demonstrem vontade de aprenderem não somente coisas relacionadas à sua área de atuação, mas também ao mundo, os elementos culturais e sociais, o que reflete inclusive na proatividade em descobrir coisas novas, principalmente quando conseguem aplicar ao seu trabalho.

 

Pontualidade

Além do autoconhecimento e da curiosidade em descobrir coisas novas, os recrutadores também esperam que os candidatos demonstrem pontualidade, e isso não somente pela educação de chegar na hora combinada: se o candidato se atrasa sem uma justificativa coerente, como trânsito ou carro batido, ou nem mesmo aparece na entrevista, como ele será pontual na hora de entregar o seu trabalho?

Mas fique ligado! O inverso também não é muito bem-visto: evite chegar com 1 hora de antecedência à entrevista, isso passa a imagem de desespero e também aumenta a pressão sob o recrutador, que deve ter outro compromisso ou até mesmo outra entrevista para fazer antes.

 

Boas habilidades de comunicação

A comunicação é essencial em tudo na vida, e isso não é diferente na hora da entrevista: o recrutador espera que o candidato demonstre ter uma boa capacidade de comunicação, conseguindo expressar as suas idéias com clareza, objetividade e sem ansiedade.

 

Adequação ao currículo

Por fim, os recrutadores esperam que os candidatos tenham os conhecimentos e habilidades presentes no currículo. Não adianta maquiar, aumentando o nível de fluência em um idioma ou colocando um conhecimento que você não possui, ok?! Essas mentirinhas serão facilmente desmascaradas durante a entrevista, eliminando as suas chances de conquistar a tão sonhada vaga.

 

E aí, está pronto pra colocar a mão na massa, ou melhor, o currículo na mesa do recrutador? Agora que você já sabe algumas preferências dos recrutadores, você pode entrar no nosso Linkedin e conferir as vagas de emprego que postamos diariamente!