O currículo é a porta de entrada para ingressar no mercado de trabalho, pois traz as principais informações sobre o candidato, suas experiências, competências e mais. Porém, é preciso saber o que é importante ser colocado para chamar a atenção do empregador. E a FAM vai te ajudar com isso! Aqui vão algumas dicas para destacar seu CV e aumentar as chances de ser convocado para uma entrevista de emprego.

 

Clareza de dados

Para começar, você deve deixar seus dados de contato atualizados, afinal uma chamada virá a qualquer momento! Deixe, pelo menos, dois telefones e um e-mail para que os recrutadores mandem informações. Colocar fotos é opcional, mas se for colocar, saiba escolher, pois aquela que você postou nas redes talvez não seja a mais adequada. Dê preferência para fotos da cintura para cima, com roupas mais sérias e um leve sorriso. Escolha um fundo neutro que não fique discrepante com a cor da roupa escolhida.

 

Quais seus objetivos?

Deixe bem claro quais são seus objetivos profissionais, áreas e atividades de interesse. Isso pode ser feito em forma de uma breve apresentação, de no máximo três linhas, para que o recrutador saiba onde você pode se encaixar na empresa.

 

Fale de suas experiências

Cite suas experiências profissionais, de preferência em ordem cronológica, começando sempre pela sua empresa mais recente. Desta forma, você mostra o quanto foi aprendendo com a sua passagem em outros empregos e ajuda o recrutador a saber mais sobre seus conhecimentos e competências.

 

E os estudos?

Reforce cursos, mesmo que de curta duração, pois eles são bem-vistos pelos recrutadores e ajudam a melhorar o currículo. Tenha o cuidado de inserir os que têm ligação com a vaga de interesse em primeiro lugar. Não adianta você destacar um curso de gastronomia se o seu interesse é design de interiores, certo? E lembre-se: os cursos de idiomas também são muito importantes!

 

A aparência conta!

Calma que estamos falando da formatação do currículo! Separe e organize as informações para facilitar a leitura. Há quem prefira ficar no clássico e formatar no Word, mas há sites que disponibilizam diversos modelos mais dinâmicos e criativos, que dão uma aparência mais moderna ao CV, como o Canva e o Meu Currículo Perfeito.

 

Depois de montar o seu currículo, revise todas as informações para ver se não escapou nada ou se não ficou algum “errinho” de ortografia. Lembre-se de se candidatar a vagas que caibam nas suas competências e aumentem suas chances de contratação e a manter suas informações atualizadas em sites de recrutamento. Caso queira dar uma turbinada acadêmica em seu currículo, conte com a graduação e pós-graduação da FAM.