Equilibre os gastos e não fique no vermelho com a ajuda de Eliandro de Almeida, coordenador do curso de Gestão Financeira da FAM

Atualmente, observamos uma alta nos preços de itens comuns aos brasileiros, que vão desde a alimentação até o que envolve hábitos de consumo, como luz e água. E dessa forma, o desespero começou a bater na porta dos trabalhadores, que precisam reavaliar os gastos para equilibrar as finanças. Para ajudar nessa tarefa, o coordenador do curso de Gestão Financeira da FAM, Eliandro de Almeida, tem algumas dicas valiosas que vão fazer a diferença no seu planejamento. Vamos lá?

Organize seus gastos

Primeiro de tudo, é preciso conhecer e entender todos os seus gastos e de sua família. Para isso, faça um controle em uma lista ou planilha elencando as principais despesas, fazendo uma média de valores mensais. Assim você também pode encontrar oportunidades de redução, cortando gastos desnecessários.

Produtos x qualidade

Neste momento, é preciso buscar alternativas de consumo que ajudem a reduzir as despesas e a sobrar mais dinheiro. Busque produtos substitutos, mas de qualidade, que geralmente têm valores menores.

Você não precisa deixar de comprar as coisas, apenas avaliar se outros produtos, mais baratos, não atendem às suas necessidades da mesma maneira. 

Reavaliar os hábitos de consumo e despesas

O que mais pesa no bolso dos brasileiros geralmente são as contas de água e luz. Por isso, é fundamental buscar formas de diminuir esses gastos, como ficar menos tempo no banho, fechar torneiras, reaproveitar água da máquina de lavar e aproveitar ao máximo a luz do sol. 

Outro ponto importante é olhar para algumas contas e entender a necessidade de cortá-las, como assinaturas que, aos poucos, aumentam os gastos, principalmente no cartão de crédito.

É hora de ser solidário!

O combustível também sofreu aumentos, algo que afetou o transporte do brasileiro. Então, que tal optar por formas alternativas, como o transporte público ou até mesmo a carona solidária? Dividir as despesas de combustível com colegas de trabalho ou de faculdade pode ser uma ótima escolha para preservar o seu bolso.

E aí, curtiu as dicas? Se quiser ser um mestre na gestão financeira, venha estudar na FAM e aprender a poupar o seu dinheiro.