O SIA realiza serviços de prevenção contra o câncer de mama. Veja mais!

 

Chegamos no mês dez e com ele começa um movimento muito importante, que nasceu lá na década de 90: o Outubro Rosa. Todos os anos, há uma grande comoção mundial, simbolizada pelo laço rosa, para estimular os cuidados preventivos e o tratamento do câncer de mama, que é o primeiro tipo de câncer que mais afeta as pessoas no mundo. No Brasil, ele está em primeiro lugar e geralmente acomete mulheres acima dos 40 anos. A FAM faz parte desse movimento, colaborando com a comunidade na qual está inserida por meio do SIA, o Serviço Integrado de Atenção.

 

Mas como o SIA ajuda no Outubro Rosa?

O Serviço Integrado de Atenção é a forma que a FAM encontrou de unir o aprendizado dos estudantes e a contribuição com a sociedade em diversas áreas. Quando falamos em Outubro Rosa, o SIA realiza atendimentos preventivos, orientando mulheres sobre os cuidados com a saúde para evitar a doença e os tratamentos no caso de identificação. Os atendimentos são agendados em contato pelos telefones (19) 3465-8109 ou (19) 3465-8100 (Ramal 242) e os pacientes recebem auxílio na clínica de fisioterapia da FAM.

 

Cuidados na prática!

(Paciente: Juliana Domingues da Silva / Estagiária de fisioterapia: Aline Arruda)

 

Juliana Domingues, 33 anos, foi diagnosticada com câncer de mama à direita, realizando uma mastectomia radical com reconstrução imediata em novembro de 2020, quimioterapia neoadjuvante, radioterapia e realiza hormonioterapia. Foi encaminhada pela equipe da Rosa do Bem para a Clínica de Fisioterapia da FAM em maio de 2021.

 

Na avaliação inicial relatava dores na mama, axila e escápula ipsilateral à cirurgia, dificuldade para realizar as atividades diárias e medo de desenvolver complicações no braço. Na avaliação física apresentava diminuição dos movimentos de ombro e leve aumento do volume de membro superior direito.

 

Com o atendimento prestado no SIA em sessões de terapia semanal, que consiste de terapia manual, cinesioterapia, drenagem linfática manual e orientações, ela evoluiu seu quadro clínico.

 

É hora de se prevenir!

O câncer de mama contabiliza cerca de 60 mil casos por ano no Brasil e é preciso prestar atenção em diversos fatores de risco para prevenção, entre eles:

  • idade acima de 40 anos;
  • não ter tido filhos;
  • primeira gravidez após os 30 anos;
  • obesidade;
  • sedentarismo;
  • histórico familiar.

 

Geralmente, a doença se manifesta por um nódulo fixo, endurecido e indolor nas mamas, seguido de desconforto, secreção espontânea pelo mamilo, pele avermelhada ou descamação. São muitos os sintomas, porém fáceis de serem identificados e, se estiverem no início, há tratamento com altas chances de cura. Para mulheres entre 50 e 60 anos, é recomendada uma mamografia a cada dois anos.

 

Para manter a sua saúde em dia, vá imediatamente ao médico e busque orientação. Sua saúde é importante, portanto faça a prevenção!