Tutoriais / Serviços

A FAM possui a Biblioteca Central e a Biblioteca Específica de Direito.

Os espaços dispõem de amplas instalações físicas, com salas de estudos privadas, computadores para acesso à Internet, espaços adequados a portadores de necessidades especiais e guarda-volumes.

O acervo é composto por mais de 39.000 volumes, entre periódicos, obras clássicas e obras específicas de cada área do conhecimento.

Para maior agilidade nas pesquisas acadêmicas, as bibliotecas são equipadas com sistemas informatizados online, que permitem aos alunos fazer o gerenciamento de suas consultas, empréstimos e reservas.

Guias Úteis:

Regulamento da Biblioteca

Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Manual de Normalização de Artigos

Guia prático da nova ortografia

Orientações Gerais:

  •   Sistema Informatizado
  •   Consulta ao acervo pela internet: Através da internet, é possível realizar consultas de todos os materiais que compõem o acervo da Biblioteca, além de serviços como renovação e reservas;
  •   Cadastramento de senha de usuário: Para a utilização de qualquer serviço da Biblioteca, é necessário o cadastramento da senha de acesso. Este procedimento pode ser realizado através do site da FAM ou nas salas de atendimento do laboratório de informática;
  •   Cadastramento de e-mail: Para facilitar a interação com a Biblioteca, todos os usuários devem indicar uma conta de e-mail de uso frequente, para que possamos encaminhar informações importantes:
  •   Empréstimo de materiais – domiciliar e local: Para os empréstimos, é necessário apresentar o cartão de acesso do aluno e digitar a senha individual;
  •   Renovação de materiais: A renovação de materiais é realizada no balcão de atendimento ou no site da FAM;
  •   Reserva de materiais: A reserva de materiais é realizada no balcão de atendimento ou no site da FAM;
  •   Pagamento de multa: Em caso de multa, o usuário deverá retirar o recibo de pagamento no balcão de atendimento e dirigir-se ao Caixa da Biblioteca Central. Após o pagamento, será necessário retornar ao balcão de atendimento e apresentar o comprovante;
  •   Guarda-volumes: Para retirar uma das chaves e ter acesso ao guarda-volumes, é necessário apresentar o cartão de acesso do aluno no balcão de atendimento.

Solicitação de documentos através do COMUT:

O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

Periódicos técnico-científicos; teses e dissertações; anais de congressos nacionais e internacionais; relatórios técnicos; partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

Obs: artigos com até 25 páginas, localizados nas bibliotecas brasileiras e enviados por e-mail R$ 6,60.
No exterior até 25 páginas US$ 15,00
Prazo médio de entrega: 2 a 3 dias.