Colação de Grau

O QUE É A COLAÇÃO DE GRAU?

A Colação de Grau ou Formatura é uma cerimônia tradicional acadêmica, de caráter obrigatório. Representa o ato oficial de conclusão do curso e deve seguir o cerimonial da Instituição. Ela outorga o grau de bacharel, licenciado ou tecnólogo aos alunos do ensino superior que concluíram os seus estudos. A Colação de Grau Oficial da FAM é realizada em sessão solene no Auditório Jamil Salomão ou outro lugar designado para tal finalidade.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Somente os acadêmicos habilitados para esse fim, ou seja, que tenham concluído com aproveitamento toda a matriz curricular do seu curso, sido aprovado em todos os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico do Curso, participado do ENADE, observado o ciclo avaliativo definido pelo INEP/MEC, e satisfeito as obrigações contratuais com a FAM poderão colar grau durante a Sessão Solene de Colação e Outorga de Grau Oficial da FAM.

 

É OBRIGATÓRIO?

O ato de colação de grau é obrigatório e é condição para a emissão e registro do diploma, desta forma nenhum aluno está dispensado de participar da Sessão Solene.

 

COMO REQUERER MEU DIPLOMA?

O aluno concluinte deverá requerer a Colação de Grau na Central de Atendimento ao Aluno, das 09h às 21h30 de segunda a sexta-feira, em prazo determinado e divulgado pelo Departamento de Diplomas. O aluno que não estiver em condições de conclusão do curso e que solicitar a colação de grau será contatado pelo Departamento de Diplomas que informará o impedimento de colar grau. Após a colação de grau o aluno concluinte poderá requerer o diploma na Central de Atendimento ao Aluno, respeitando-se o prazo e entregando os documentos necessários, conforme consta na regulamentação específica do Departamento de Diplomas. Ao concluinte do curso de graduação será conferido o respectivo grau acadêmico e expedido o diploma correspondente.

Em virtude de nova legislação sobre Diplomas,  somente poderá colar grau ou solicitar o diploma o formando que entregar cópia LEGÍVEL  dos seguintes documentos no ato do pedido de colação de grau:

  • RG ou RNE, no caso de estrangeiro;
  • Certificado de conclusão/ Diploma do Ensino Médio ou Declaração de Equivalência expedida pela Diretoria de Ensino, para ensino Médio concluído no exterior;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Ato de naturalização publicado no Diário Oficial da União, no caso de cidadão naturalizado brasileiro;
  • Comprovante de Endereço;
  • Diploma de Curso Superior Registrado ( para o formando que ingressou como portador de curso superior).

O formando poderá optar por um dos 3 (três) modelos de Diploma, que poderão ser vistos na Central de Atendimento ao Aluno:

  • Modelo Simples (sem custo) – impresso na Faculdade;
  • Papel Importado – R$180,00 – impresso em gráfica especializada em letras góticas, detalhes em dourado;
  • Pergaminho (papel animal) R$230,00 – impresso em gráfica especializada em letras góticas, detalhes em dourado.

O prazo aproximado para expedição e registro do Diploma é de 5 (cinco) meses (que poderão ser prorrogados de acordo com a Portaria Nº 1.095 de 25/10/18), contados da data de colação de grau.  Após esse prazo, pode-se fazer consulta conforme disposto abaixo.

 

RETIRADA DE DIPLOMAS:

Horário de retirada: das 13h às 21h30, no Setor de Diplomas, de segunda à sexta-feira. Obrigatória a apresentação de documento com foto.

 

CONFIRA AQUI AS FOTOS DOS FORMANDOS

#SejaFAM