Tecnólogo em Produção Audiovisual

Descrição do Curso:

O profissional cuida principalmente da parte técnica de uma produção. Ele opera câmeras e equipamentos de cinema e vídeo, aparelhos de iluminação, sonorização e edição.

Também pode elaborar roteiros e compor equipes que produzem documentários e vídeos para cinema, televisão e meios digitais. Por isso, o currículo tem ênfase nas atividades técnicas.

O tecnólogo viabiliza as gravações ou filmagens, definindo as locações, preparando os equipamentos, montando as imagens ou captando o som.

Entre as disciplinas estão técnicas e movimentação de câmeras, captação sonora, produção musical, efeitos especiais e pós-produção.

Mercado de Atuação

A produção audiovisual brasileira passa por um bom momento. A obrigatoriedade imposta por lei às emissoras de TV por assinatura de apresentar uma cota mínima de programas feitos no Brasil é a principal causa desse sucesso.

Além disso, produções cinematográficas nacionais são incentivadas por verbas públicas, por meio de editais da Ancine e de prefeituras, além de programas federais de incentivo, como o Brasil de Todas as Telas e o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais. Isso faz com que as produtoras de filmes e séries continuem contratando serviços dos diversos profissionais da área.

O profissional pode, ainda, atuar em empresas que elaboram conteúdo para mídia indoor, como as TVs instaladas em ônibus, trens de metrô, salas de espera e elevadores de prédios comerciais. As melhores oportunidades estão na Região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mas há boas perspectivas nas demais grandes capitais, como Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?