Engenharia de Controle e Automação

Estrutura

Perfil

A necessidade de usar a tecnologia para modernizar os parques tecnológicos das grandes empresas valoriza muito a profissão de engenheiro de controle e automação na atualidade. Além disso, especialistas nesse ramo da engenharia ainda são poucos, o que garante emprego para os formados no curso. As regiões sul, sudeste e a Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego no Brasil, onde os estados são mais industrializados. Este engenheiro é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam processos automatizados, este profissional redimensiona, opera e mantém os sistemas já instalados.

Mercado de Atuação

O engenheiro de controle e automação projeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, dar manutenção a esses equipamentos. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.

Os setores de petróleo e gás, manufatura, mineração e metalurgia são tradicionais empregadores deste profissional. Duas novas áreas apresentam grande potencial: indústria portuária e a domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas). O Sul, o Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego.

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?