Educação Física Licenciatura

Perfil

Educação Física, um mercado sempre promissor! Quem faz curso superior em educação física vai atuar com pessoas de todas as idades, promovendo saúde e qualidade de vida. Com a constante busca das pessoas por uma melhor qualidade, saúde e condicionamento físico, esta profissão vem ganhando ainda mais mercado, que é portanto bastante dinâmico.

Ao escolher essa profissão, o candidato se depara com duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Você já sabe que quer estudar educação física, mas não sabe qual opção escolher? E agora, como decidir?

A licenciatura prepara o aluno para ser professor. Com essa formação, ele se torna apto a dar aulas de Educação Física para a educação básica, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O profissional pode ainda atuar com pesquisas científicas na área. O professor de Educação Física tem um papel muito importante na sociedade. É ele quem vai iniciar crianças no mundo do exercício físico, com o ensino e treinamento de modalidades esportivas, atividades de recreação ou lazer. Pode ainda treinar equipes escolares e organizar campeonatos esportivos ou outros eventos de recreação.

O educador físico poderá trabalhar em academias, clubes, associações, hospitais, hotéis, spas, empresas, condomínios ou ainda atuar como personal trainer. Poderá também ser técnico ou preparador físico de equipes em alguma modalidade esportiva. As aulas preparam o aluno para trabalhar com esportes em geral, treinamentos, programas de atividades físicas, condicionamento físico, entre outras habilidades.

Mercado de Atuação

O Profissional de Educação Física é preparado para integrar comissões técnicas em esportes de modalidades distintas, orientar atividade física para a população em geral, para ser um empreendedor profissional, exercendo a função de personal trainner e assessor esportivo, atuar como animador sócio cultural no campo do lazer, coordenar e organizar práticas de esportes de natureza, como rapel, escalada, trekking e outros. O ambiente de trabalho do profissional de Educação Física pode ser: academia de ginástica, agremiações/entidades esportivas, empresas, clínicas, hospitais, condomínios, órgãos municipais, estaduais, federais e empresas de lazer.

O professor de Educação Física está habilitado para trabalhar exclusivamente em escolas, sejam municipais, federais, estaduais e privadas, nos níveis infantil, fundamental e médio.

 

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?