Engenharia Ambiental

Estrutura

Perfil

A Engenharia Ambiental está em alta por conta da preocupação da preservação de recursos naturais e redução dos impactos ambientais. Grande parte das empresas contrata esse profissional para avaliar seus projetos, para que eles não interfiram no meio ambiente e com a intenção de analisar o impacto na natureza, os processos de industrialização e de obras, objetivando evitar ou amenizar danos. Esse profissional atua tanto no meio urbano quanto no meio rural, buscando identificar, manejar, controlar e tratar de problemas ambientais, ele pode analisar o problema, sugerir soluções, projetá-las, inseri-las e monitorá-las.

Mercado de Atuação

Os profissionais formados pela FAM podem atuar em empresas públicas, privadas e organizações não-governamentais. A atuação na iniciativa privada refere-se desde o processo produtivo propondo mecanismos de produção mais limpa, prevenção da poluição ambiental como na implantação e manutenção de sistema de gestão ambiental. Em empresas públicas podem atuar em órgãos reguladores e fiscalizadores como em agências ambientais e prefeituras.

Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitadas a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente das empresas e indústrias, com base nos fundamentos da Engenharia e a aplicação desse conhecimento no desenvolvimento de novas tecnologias e permanente aprimoramento das abordagens científicas e suas aplicações em busca do desenvolvimento tecnológico de forma sustentável. Para obter o perfil desejado o projeto pedagógico do curso enfatiza os principais setores de atuação profissional definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e CREA/CONFEA, que são: Saneamento Básico, Tecnologia Hidrossantária, Gestão Sanitária do Ambiente, Recursos Naturais, Recursos Energéticos, Geotecnia, Hidrotecnia e Gestão Ambiental.

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?