Engenharia Elétrica

Estrutura

Perfil

Engenheiro Elétrico, um profissional cheio de energia para o mercado de trabalho.

O avanço de praticamente tudo o que é usado em nosso dia a dia está ligado à Engenharia Elétrica. Um de seus principais objetivos é levar energia à população com segurança e qualidade. É da responsabilidade também desta área a geração, transmissão, transporte e a distribuição da energia elétrica. No Brasil, é uma área que está em constante evolução devido ao potencial energético do país com a ampliação da rede para áreas mais afastadas.

Mercado de Atuação

Este profissional terá formação generalista cuja área de atuação, de forma geral, envolve Sistemas de Potência, Eletrônica, Sistemas de Controle, Automação e Robótica e Telecomunicações. O Engenheiro será preparado para desempenhar, no campo profissional e acadêmico, as atividades de consultoria, planejamento, projeto, supervisão, gerência, direção, manutenção e execução de soluções na Engenharia Elétrica e atender à demanda das empresas Região do Pólo Têxtil, como Goodyear, White Martins Gases Industriais, Itron, Ficap, Petrobrás, Honda, 3M e TRW. Estas empresas, para seu desenvolvimento, dependem do uso de tecnologia de ponta nos setores mais abrangentes da engenharia elétrica.

Profissional apto a exercer atividade profissional atendendo a legislação vigente na área da Engenharia Elétrica; aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais; projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos relacionados à área; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços; identificar, formular e resolver problemas; estimular e acompanhar processos de mudanças tecnológicas significativas; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; supervisionar, avaliar a operação e a manutenção de sistemas eletroeletrônicos; atuar em equipes multidisciplinares, sabendo transitar pelas diversas áreas do conhecimento fronteiriço das Engenharias, diferenciando-as; avaliar o impacto das atividades da Engenharia Elétrica no contexto social e ambiental, buscando promover o bem estar do ser humano; avaliar a viabilidade sócio-econômica e ambiental de projetos de engenharia e assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

 

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?