Tecnólogo em Redes de Computadores

Estrutura

Perfil

O profissional de Redes é o principal responsável por projetar, instalar, configurar, testar e manter a infraestrutura das redes de computadores dentro das empresas. Para executar essas tarefas é imprescindível conhecer bem sistemas operacionais, pois o seu desafio é combinar as estruturas físicas de uma empresa com as funções e atividades desenvolvidas em cada computador conectado. Com a chegada da Internet das Coisas (Internet of Things), a princípio qualquer “coisa” pode ser comunicar em rede, como por exemplo, uma geladeira, lâmpada ou ar condicionado. No Brasil os segmentos mais promissores na área são os de redes de computadores e conectividade.

Mercado de Atuação

Dado ao grande número de empresas da região pode-se esperar que mesmo as organizações de médio e pequeno porte além, das grandes organizações, poderão absorver o egresso de Tecnólogo em Redes de Computadores da FAM. Os alunos formados na FAM estarão preparados para ocupar, respeitando as peculiaridades de cada organização, compreendem atividades referentes à gerência, projeto, produção, comercialização, implantação, operação e manutenção de Redes de Computadores. Pode-se citar Honda, Goodyear, Indústrias Romi, Ripasa, Santista, Polyenka, Caterpiller, Canatiba, Toyobo, KSB Bombas, Degussa do Brasil, Unitika do Brasil, Vicunha Têxtil, Robert Boch, Ajinomoto, Alvi Meritor, Petrobras, KS Pistões, Transportadora Americana – TA, Transportadora Anacirema, Transportadora Mercúrio, Transportadora Lopes – Translopes, Transportadora Veldog, para citar algumas, entre tantas outras.

Associar teoria e prática no processo de formação dos estudantes; Atuar com competência técnica e compromisso ético em projetos de pesquisa voltados para a produção do conhecimento no domínio de redes de comunicação; Projetar infraestrutura de redes segundo normas de cabeamento estruturado; Implantar, administrar e gerenciar redes de computadores; Propor solução para integração de ambientes distribuídos multiplataformas; Desenvolver projeto e implantar políticas de segurança, contingência, e análise de desempenho e Estimular atividades empreendedoras na área de redes de computadores.

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?