Sistemas de Informação

Estrutura

Perfil

Se você tem interesse em tecnologia, se dá bem com matemática e quer trabalhar em um ambiente dinâmico, sistemas de informação pode ser a sua praia. Uma vez que um bacharel deste curso lida diretamente com o acelerado desenvolvimento de tecnologias.

Uma das áreas mais aquecidas é a de big data, voltada ao levantamento do perfil de um público-alvo a partir de informações publicadas na internet. Nesse segmento, há chances em empresas de qualquer ramo, de telefonia até cosméticos. Um dos segmentos que mais se fortalece é o de educação a distância.

Mercado de Atuação

É cada vez maior o número de brasileiros que têm acesso à internet. Segundo o Comitê Gestor de Internet no Brasil, do governo federal, em 2013, 85,9 milhões de brasileiros tinha acesso à rede mundial de computadores, o que significava 51% da população naquele ano. Além disso, hoje, é possível acessar dados bancários, sites ou redes sociais não só por computador, mas também por smartphones e aparelhos de TV – graças ao desenvolvimento de novos sistemas de informação. Tudo isso aponta para o aquecido mercado de trabalho para esse profissional. Os empregadores tradicionais são empresas de tecnologia da informação (TI). Mas há espaço em companhias de qualquer ramo que empregam bancos de dados e redes, como editoras, companhias de telecomunicações, redes de loja e bancos. Um dos novos segmentos de atuação é o de educação a distância. A maior demanda está, naturalmente, nos grandes centros urbanos, que concentram as maiores empresas de desenvolvimento de software. No entanto, aí está também o mercado mais concorrido. Fora das grandes capitais, há chances de empregabilidade em polos industriais e em cidades de médio porte.

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?