Pós-Graduação – Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva

ESTRUTURA

PERFIL

O curso se volta aos professores das redes públicas e privadas que atuam na Educação Básica e que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos na área da inclusão, como por exemplo, pedagogos, licenciados de qualquer área, diretores de escola, além de profissionais de áreas afins.

As competências esperadas para o egresso no curso ofertado são:

a) qualificação de profissionais da Educação Básica em seus saberes docentes quanto à temática da educação inclusiva;

b) exercício da postura profissional ética;

c) compromisso social voltado à construção de uma sociedade includente, equânime, justa e solidária;

d) capacidade de análise crítica e integradora da realidade;

e) projeção de ações de intervenção na inclusão dos alunos em atividades do cotidiano escolar.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Propiciar conhecimentos teórico-práticos na área da Educação Inclusiva àqueles que atuam no processo de ensino e aprendizagem da escolarização básica, visando ao aperfeiçoamento da práxis pedagógica.

Objetivos Específicos

  • Discutir as concepções e práticas de inclusão na escola;
  • Conhecer os aspectos históricos e legais acerca da educação inclusiva;
  • Compreender os conceitos de deficiência, distúrbio, dificuldade de aprendizagem e atendimento educacional especializado;
  • Refletir sobre questões que relacionem a temática da inclusão à área da Educação Física, especificamente no que se refere aos esportes paralímpicos;
  • Aprender tópicos relacionados à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na formação do docente que atuará na educação básica, com enfoque no ensino de/com surdos e no desenvolvimento do processo inclusivo na escola;
  • Contribuir com a formação continuada de profissionais da educação, oferecendo alternativas para uma prática inclusiva na educação básica.

INSCRIÇÕES

Até 31 de julho de 2019.

 

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INÍCIO DAS AULAS

Sábado, 03 de agosto de 2019.

Horário: das 8 às 17h, com intervalo.

CARGA HORÁRIA

A carga horária do presente curso é de 186 horas/aula, sendo 140 horas/aula teóricas e presenciais e 46 horas/aula desenvolvidas como Atividades Práticas Supervisionadas pelo Portal – FAM.

PERÍODO E PERIODICIDADE

Curso será oferecido na modalidade presencial, com atividades práticas supervisionadas através do Portal FAM, aos sábados, totalizando 14 encontros.

Agosto/2019 – 03 – 10- 17 – 24 – 31: 8h às 16h45; – 5 encontros

Setembro/2019 – 14 – 21 – 28: 8h às 16h45; – 3 encontros

Outubro/2019 – 05 – 19 – 26: 8h às 16h45 – 3 encontros

Novembro/2019 – 23 – 30: 8h às 16h45; 2 encontros

Dezembro/2019 – 07: 8h00 às 16h45; 1 encontro.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Diversidade Humana e Inclusão
2. As Deficiências e a Práxis Pedagógica: corpo, jogo e psicomotricidade
3. Libras (Língua Brasileira de Sinais)
4. Inclusão na Educação Básica
5. Prática Inclusiva: Esportes Paralímpicos

 

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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

  • 2 Cópias do RG
  • 2 Cópias do CPF
  • 2 Cópias do Comprovante de Endereço
  • 1 Cópia do Título de Eleitor
  • 1 Cópia Certificado de Reservista (homens)
  • 1 Cópia Certidão de Nascimento / Casamento
  • 1 Cópia Histórico Ensino Médio
  • 1 Cópia Certificado de Conclusão Ensino Médio
  • 1 Cópia Histórico Ensino Superior
  • 1 Cópia Certificado de Conclusão Ensino Superior
  • 1 Cópia Diploma Ensino Superior ou cópia da solicitação do mesmo.

Os alunos contemplados com a Bolsa de Estudos de 100% decorrentes do Prêmio ENADE 2017 deverão apresentar  seu Boletim do ENADE.

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