Técnico em Análises Clínicas

Estrutura

Perfil

O Curso Técnico de Análises Clínicas prepara o profissional para diagnosticar os mais variados tipos de doenças a partir de análises minuciosas dentro do laboratório. O profissional pode também ser o responsável pela coleta de sangue na hora do exame. Este profissional tem muitas possibilidades de trabalho, podendo atuar em empresas privadas e órgãos públicos, hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas, laboratórios de pesquisa, indústrias de cosméticos, alimentícia, farmacêutica e instituições de ensino. A ética é um dos pontos fortes que deve sempre estar presentes na rotina desse profissional. Qualquer erro, por menor que possa parecer, pode ter grande impacto na vida daqueles que estão solicitando o exame. É importante que o técnico também não fale a respeito de resultados com o paciente.

Mercado de Atuação

Hospitais. Clínicas. Postos de saúde. Laboratórios de diagnósticos médicos. Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico. Laboratórios de controle de qualidade em saúde.

Executa atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Realiza investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas. Executa ações de rotina de trabalho em laboratório de análises clínicas. Recepciona o cliente à execução de exames laboratoriais nas diversas amostras biológicas, nas atividades de auxílio diagnóstico. Opera aparato tecnológico de laboratório de saúde.
Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório automatizadas ou técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?