Técnico em Farmácia

Estrutura

Perfil

O envelhecimento da população, o aumento do consumo de medicamentos e de cosméticos no Brasil e a expansão da rede pública de saúde fazem com que o setor farmacêutico continue a crescer e a empregar técnicos em farmácia. O Técnico em Farmácia é um profissional que atua sob a supervisão de um farmacêutico, podendo exercer atividades como manipular e realizar controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação. Ainda auxiliar a produção, controle e qualidade e logística dos produtos em indústrias farmacêuticas, dispensar medicamentos e farmácias e drogarias. O Brasil é um dos maiores consumidores de remédios e cosméticos do mundo e há boas oportunidades para esses profissionais na indústria farmacêutica, no comércio e distribuição de medicamentos e cosméticos, em clínicas e hospitais da rede pública e privada entre outros.

Mercado de Atuação

Drogarias. Unidades básicas de saúde e Unidades de dispensação do SUS. Farmácias de manipulação. Farmácias homeopáticas. Indústria farmacêutica. Indústria de cosméticos. Farmácias hospitalares. Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos. Técnico em laboratório de farmácia.

Realiza operações farmacotécnicas. Identifica e classifica produtos e formas farmacêuticas, composição e técnica de preparação. Manipula formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas, homeopáticas e de cosméticos. Realiza testes de controle da qualidade. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos. Realiza o controle e manutenção do estoque de produtos e matérias primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Orienta sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Está preparado para dar o passo inicial para garantir o seu futuro?