PROUNI*

O que é?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

*PROUNI – Sujeito à disponibilidade de recursos do Governo Federal

Quem pode participar?

Podem se inscrever aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, obtiveram no mínimo 450 pontos na média das notas e não zeraram a redação.

Alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar, ainda, pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

As bolsas integrais, de 100%, são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salários mínimos por mês. E as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos.

 

Como Fazer a Inscrição?

Feita pelo portal do MEC, no link siteprouni.mec.gov.br com o número da inscrição e senha do Enem 2017.

Cada estudante pode concorrer a uma vaga em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de vagas em ampla concorrência ou em política de ações afirmativas.

A classificação do aluno depende da nota de corte do curso, ou seja, a nota mínima para ser selecionado no curso escolhido, ou seja, a nota maior derruba a menor.
Caso consiga a bolsa, o candidato deve ir à instituição de ensino escolhida, onde apresentará os documentos comprobatórios das informações preenchidas no ato da inscrição no site do PROUNI 2017.

Mais informações: siteprouni.mec.gov.br ou agende um atendimento no Depto. Social em social@fam.br

 

Cronograma Completo

  • Se preferir, você pode solicitar uma cópia da legislação vigente no Departamento Social. Nele, você encontra também uma cópia para consulta, afixada em mural.
  • Contato Central de Atendimento do Ministério da Educação: Telefone – 0800 61 61 61
  • Formulário eletrônico ao Prouni disponível no Portal do MEC
  • Formulário eletrônico ao Fies