Prova de Bolsas FAM – Orientações para Prova

Edição: 22/06/2021

 

TEMA DA REDAÇÃO: Inclusão dos portadores de deficiência – como promovê-la no mercado de trabalho?

A partir da leitura do texto de apoio abaixo e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista e proposta de intervenção. Lembre-se que utilizar qualquer trecho do texto abaixo ou qualquer outra frase que não seja de sua autoria constituí plágio e pode acarretar em desclassificação.


 

Texto de apoio 1:

Quem se enquadra hoje como pessoa com deficiência?

Pessoas com deficiência (ou PCDs) são aquelas que possuem algum tipo de limitação permanente ou que não tenha cura. Elas podem vir de nascença ou ser adquiridas ao longo da vida, em função de alguma doença ou de acidentes, por exemplo. 

As limitações das PCDs podem ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e exigem que elas se adaptem sua situação e às barreiras que geralmente surgem em seu caminho.

Em geral, elas inibem as pessoas de competir em pé de igualdade com as demais, dificultando ou até mesmo impossibilitando a completude de sua participação na sociedade.

Segundo dados do IBGE, o Brasil hoje possui aproximadamente 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (cerca de 23,9% da população). Delas, 27 milhões tem idade para atuar formalmente no mercado de trabalho.

Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/inclusao-de-pcd/ 

Acessado 22/06/2020

 

Texto de apoio 2: Discriminação e preconceito

Quatro em cada dez pessoas com deficiência já sofreram discriminação no ambiente de trabalho – sendo que 57% foram vítimas de bullying, 12% afirmaram enfrentar dificuldades para serem promovidos e 9% disseram que já se sentiram isolados ou rejeitados pela equipe. Os números constam em pequisa realizada pelo Vagas.com e Talento Incluir, divulgada nesta segunda-feira, e que buscou mapear as principais dificuldades encontradas pelos profissionais com deficiência (PcDs) no mercado de trabalho. “É um tipo de situação que ainda faz parte da realidade de muitas pessoas com deficiência. Apesar da Lei de Cotas completar 25 anos, tem muita gente que não sabe respeitar o profissional com deficiência”, afirma Rafael Urbano, coordenador da pesquisa na Vagas.com, em nota. 

Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2016/08/quatro-em-cada-dez-pessoas-com-deficiencia-ja-sofreram-bullying-no-trabalho.html

Acessado 22/06/2021

 

Texto de apoio 3: Despreparo dos ambientes

 

 

Disponívem em (fragmentado): https://www.espacovital.com.br/publicacao-36452-na-assembleia-legislativa-do-rs-o-desprezo-a-cadeirantes Acesso em 22/06/2021

Para desenvolver sua redação, preste muita atenção às informações abaixo:

1º passo: Você deverá fazer a redação em folha sulfite ou folha de caderno, somente com escrita à caneta, contendo nome completo, data, CPF, opção de curso e assinatura. A letra deve estar totalmente legível. Sua redação deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 25 linhas (não excedendo 1 página/folha).

2º passo: Ao finalizá-la, tire uma foto que apareça todo o texto, sem recortar nenhuma parte! O texto todo deve aparecer e a letra deve estar legível.

Exemplo de redação

Exemplo de documento

3º passo: Como a redação, também devemos receber seu documento com foto para te identificar. Pode ser RG ou CNH, frente e verso. Para tirar apenas uma foto do documento inteiro, tire ele da capa plástica e abra-o.

Agora você irá encaminhar sua redação clicando AQUI

 


Horário limite para envio de sua redação e documentos:

16 horas de 04/07/2021

 


Em caso de problemas ou dúvidas, clique aqui e nos chame no nosso WhatsApp

Boa sorte e seja muito bem vindo(a) à Faculdade de Americana!

 

Acesse o Regulamento Completo da Prova de Bolsas FAM 2021.1 clicando aqui!