
Evento gratuito acontece nesta sexta-feira (16) e promove reflexões sobre aprendizagem colaborativa, inovação e inteligência artificial na educação.
O Encontro com Educadores FAM 2026 acontece nesta sexta-feira, 16 de outubro, às 19h. A 23ª edição será realizada no Auditório Jamil Salomão, na FAM – Faculdade de Americana. Neste ano, a convidada é Carla Arena, educadora com ampla experiência em inovação e comunidades de aprendizagem.
Com o tema “Comunidades de Aprendizagem: aproximando o individual, o coletivo e o sintético”, o encontro propõe novas reflexões sobre a educação. Além disso, a programação destaca a importância da colaboração e das tecnologias no processo de aprendizagem.
A participação é gratuita. Por isso, os interessados já podem garantir sua inscrição no Encontro com Educadores FAM 2026.
A educação está em constante transformação. Nesse cenário, professores e profissionais da área precisam acompanhar novas práticas de ensino.
Por isso, o evento discutirá três dimensões da aprendizagem: individual, coletiva e sintética. Embora tenham características diferentes, essas dimensões podem se complementar na construção do conhecimento.
A dimensão individual considera as experiências de cada educador. Já a coletiva valoriza a colaboração e a troca de ideias. Por sua vez, a dimensão sintética explora possibilidades relacionadas ao uso de novas tecnologias.
Além disso, a inteligência artificial ganha espaço nas discussões educacionais. Dessa maneira, o encontro busca ampliar o olhar dos participantes sobre os desafios e as oportunidades da educação contemporânea.
Com aproximadamente 30 anos de experiência na educação, Carla Arena atua na formação de professores e na inovação educacional.
Atualmente, é cofundadora do Amplifica Experiências de Aprendizagem. Além disso, é Google AI+Edu Fellow e community manager do Grupo de Educadores Google Brasil.
Carla também é autora do livro “Um Puxa o Outro: como construir comunidades colaborativas de aprendizagem”. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu iniciativas voltadas à colaboração e à tecnologia na educação.
Por meio do Amplifica, participa de programas de formação de educadores na América Latina. Dessa forma, contribui para conectar profissionais e compartilhar experiências educacionais.
Ao longo de sua história, o Encontro com Educadores FAM se tornou um espaço de diálogo e aprendizado.
O evento já recebeu nomes como Mário Sérgio Cortella, Clóvis de Barros Filho, Luiz Felipe Pondé, Marcelo Tas e Içami Tiba. Assim, a iniciativa contribui para ampliar debates sobre educação, sociedade, comportamento e inovação.
Além disso, o encontro reforça o compromisso da FAM com a formação continuada dos profissionais da educação. Afinal, compartilhar conhecimentos também é uma forma de transformar práticas e construir novas possibilidades de ensino.
Nesse sentido, a instituição promove atividades que aproximam educadores e incentivam a troca de experiências. Para conhecer outras iniciativas, acompanhe as novidades no Blog da FAM.
O encontro acontece no dia 16 de outubro, às 19h, no Auditório Jamil Salomão. A FAM está localizada na Avenida Joaquim Bôer, 675, Jardim Helena, em Americana.
As inscrições são gratuitas. Após o cadastro, os participantes recebem um QR Code por e-mail. Portanto, é importante apresentar esse código na entrada do evento.
Alta qualidade de ensino com responsabilidade social.