ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) conduzido pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O principal objetivo do ENADE é avaliar e melhorar o ensino superior. Para atingir esse objetivo, o ENADE avalia, através de uma prova, tanto o conteúdo aprendido nas diferentes disciplinas do curso quanto às habilidades e competências desenvolvidas pelo concluinte.

Avalia também, através de um questionário direcionado aos estudantes e outro direcionado ao coordenador, o corpo docente, a infra-estrutura e a organização dos cursos.

Os dois questionários juntamente com a nota da prova resultam na nota do curso.

1. O que é o ENADE?

O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão.

2. O ENADE é obrigatório?

O ENADE constitui-se componente obrigatório, sendo a situação regular com relação a essa obrigação inscrita no histórico escolar do estudante. O estudante selecionado que não comparecer ao ENADE estará em situação irregular.

3. Quais os instrumentos básicos do ENADE?

A prova;

O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;

O questionário do estudante;

O questionário do coordenador (a) do curso.

4. Inscrições no ENADE 2019

O Enade 2019 será aplicado aos estudantes concluintes dos cursos da FAM das áreas de:

  • Biomedicina
  • Educação física (bacharelado)
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Química

As inscrições são de responsabilidade dos estudantes e devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Enade.

I – Conceitos obtidos pela IES nas avaliações externas institucionais e de curso

 

IGC – Índice Geral de Cursos

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017
1,89 1,95 2,15 2,41 2,41 2,49 2,47 2,47

 

CI – Conceito institucional – 4 (2015) – Portaria de Recredenciamentonº1454, de 12 de dezembro de 2016.

 

Credenciamento da EAD – Conceito 4 – Portaria nº 335, de 10 de março de 2017.

 

II – Histórico da evolução dos conceitos dos cursos FAM, clique aqui.