ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) conduzido pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O principal objetivo do ENADE é avaliar e melhorar o ensino superior. Para atingir esse objetivo, o ENADE avalia, através de uma prova, tanto o conteúdo aprendido nas diferentes disciplinas do curso quanto às habilidades e competências desenvolvidas pelo concluinte.

Avalia também, através de um questionário direcionado aos estudantes e outro direcionado ao coordenador, o corpo docente, a infra-estrutura e a organização dos cursos.

Os dois questionários juntamente com a nota da prova resultam na nota do curso.

1. O que é o ENADE?

O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão.

2. O ENADE é obrigatório?

O ENADE constitui-se componente obrigatório, sendo a situação regular com relação a essa obrigação inscrita no histórico escolar do estudante. O estudante selecionado que não comparecer ao ENADE estará em situação irregular.

3. Quais os instrumentos básicos do ENADE?

A prova;

O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;

O questionário do estudante;

O questionário do coordenador (a) do curso.

4. Inscrições no ENADE 2019

O Enade 2019 será aplicado aos estudantes concluintes dos cursos da FAM das áreas de:

  • Biomedicina
  • Educação física (bacharelado)
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Química

As inscrições são de responsabilidade dos estudantes e devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Enade.

I – Conceitos obtidos pela IES nas avaliações externas institucionais e de curso

 

IGC – Índice Geral de Cursos

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017
1,89 1,95 2,15 2,41 2,41 2,49 2,47 2,47

 

CI – Conceito institucional – 4 (2015) – Portaria de Recredenciamentonº1454, de 12 de dezembro de 2016.

 

Credenciamento da EAD – Conceito 4 – Portaria nº 335, de 10 de março de 2017.

 

II – Histórico da evolução dos conceitos dos cursos FAM, clique aqui.

RESUMO DO REGULAMENTO – PROMOÇÃO “OS MELHORES RESULTADOS DO ENADE 2019”

O Prêmio “Os Melhores Resultados do ENADE 2019” define as regras para premiar os alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física – Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Engenharia Química.

A da Faculdade de Americana – FAM premiará os alunos na categoria “Concluinte” que realizarem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2019, no dia 24 de novembro de 2019, de acordo com o disposto no regulamento.

Será sorteado um notebook para cada curso participante, independentemente da nota individual obtida na prova do ENADE, para cursos que tenham obtido conceito ENADE 2019 e, cumulativamente, CPC – Conceito Preliminar do Curso 2019, igual ou superior a 3 (três).

Os alunos que participarão do sorteio serão os informados como participantes em situação regular junto ao ENADE, de acordo com relatório emitido pelo INEP/MEC, até o final do ano. Os casos não previstos neste Regulamento serão apreciados e julgados pelo Colegiado Acadêmico, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis.