fam

Alunos de Pedagogia FAM criam cartilha sobre acessibilidade na região

Por NICOM FAM - 23 de fevereiro de 2023

Alunos de Pedagogia FAM criam cartilha sobre acessibilidade na região

O material reúne informações sobre serviços especializados disponíveis nas cidades de Americana, Sumaré, Hortolândia e Limeira. Além disso, a cartilha reforça direitos garantidos por lei e apresenta iniciativas que promovem inclusão e cidadania.

Conteúdos que promovem o acesso à informação

O material produzido pelos alunos do sexto período, sob orientação da professora Dra. Adriana Koide, vai além da lista de instituições. Na verdade, ele apresenta também os deveres do poder público na educação, a legislação sobre cotas de empregabilidade, o acesso à saúde e à cultura. Consequentemente, torna-se uma ferramenta útil tanto para famílias quanto para profissionais da área.

Além disso, a cartilha reúne informações sobre isenção de impostos e taxas, atividades esportivas e auxílios garantidos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Por esse motivo, o material funciona como um guia prático de orientação e encaminhamento.

Instituições e atendimentos especializados

Para facilitar o acesso, os atendimentos foram organizados por cidade, conforme descrito abaixo:

Americana

  • Centro de Inclusão Mãos que Acolhem
  • APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
  • AEQUOTAM – Associação de Assistência e Equoterapia de Americana
  • ADAM – Associação dos Diabéticos de Americana
  • CPC – Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual
  • Equipe Educar

Hortolândia

  • CADEFI – Centro de Apoio ao Deficiente Físico

Limeira

  • ARIL – Associação de Reabilitação Infantil Limeirense
  • CEMA – Centro de Especialização Municipal do Autista
  • AINDA – Associação Integrada de Deficientes e Amigos

Sumaré

  • Associação Pestalozzi

Inclusive, a seleção dessas instituições considerou a atuação direta com o público-alvo, reforçando o compromisso social da formação pedagógica.

Formação acadêmica com impacto social

Enquanto desenvolviam a cartilha, os alunos trabalharam competências como pesquisa, empatia e responsabilidade social. Por outro lado, também se aprofundaram em políticas públicas e legislações voltadas à inclusão. Portanto, o projeto extrapolou o ambiente acadêmico e se transformou em uma contribuição real à comunidade.

Participaram da iniciativa os alunos: Aline Pereira da Silva, Augusto Costa Oliveira, Caroline Dorado Modesto, Henrique Gomes Rodrigues, Janete Pereira Francisco, Julia Braga, Larissa Fernanda dos Santos Caetano, Letícia de Mesquita Silva, Letícia Spodris, Nathaly Zuntini Marques, Nicolly Oliveira da Silva, Rosiany da Silva Belmonte e Stéphany Franciscon Luciani.

Você pode se interessar por:

Ler mais

A FAM tem tudo o que você precisa

Alta qualidade de ensino com responsabilidade social.