Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade

Pós-Graduação

Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade
Programa inovador para excelência em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade.
Programa inovador para excelência em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade.
Curso presencial
Conclusão em 24 meses
FAM - Faculdade de Americana
2 anos
Duração
Terças e Quintas das 19h ás 22h
Presencial
R$
550,00
*
Mensais
Ícone 1

Habilidades

Aprenda a criar estratégias para a estimulação de processos cognitivos e psicomotores envolvidos na aprendizagem.

Ícone 1

Conceitos teórico-práticos

Aprenda a utilizar variadas abordagens terapêuticas e diferentes instrumentos para avaliação e intervenção neuropsicopedagógica.

Ícone 1

Técnicas de abordagem

Estágio supervisionado nos módulos finais, promovendo vivência na profissão.

Ícone 1

Professores renomados

Tenha aula com professores pesquisadores que estão à frente de projetos Neuropsicopedagogicos e Psicomotricidade.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade está em expansão, com demanda crescente em clínicas, escolas, hospitais e centros de reabilitação. Esses profissionais são essenciais no diagnóstico e intervenção de dificuldades de aprendizagem, transtornos neuropsicológicos e desenvolvimento motor, promovendo inclusão e qualidade de vida.

Psicomotricista

Piso

R$ 2.800,00

Teto

R$ 3.500,00

Neuropedagogo

Piso

R$ 2.898,90

Teto

R$ 5.911,39

Neuropsicopedagogo

Piso

R$ 3.014.30

Teto

R$ 6.122,80

*O valor é correspondente a 24 parcelas de 550,00 totalizando R$13.200,00 o valor do curso.

Sobre o curso

Sobre o curso

A Faculdade de Americana (FAM), apresenta o curso de pós-graduação em Neuropsicopedagogia, integrando na mesma formação a Psicomotricidade. A formação conjunta intenta promover uma compreensão aprofundada sobre mecanismos cerebrais, identificando, compreendendo e criando estratégias para a estimulação de processos cognitivos e psicomotores envolvidos na aprendizagem.

Destaca-se que a Neuropsicopedagogia é uma área interdisciplinar relativamente nova, que engloba conhecimentos da Neurociência, da Psicologia Cognitiva e da Pedagogia, para finalidades de melhorias aos processos de aprendizagem, considerando o funcionamento do sistema nervoso e motor, em estratégias que podem aperfeiçoar o aprendizado, a comunicação e a motricidade, contribuindo assim com possíveis superações para dificuldades e limitações cognitivas.

Metodologia do curso

O curso de pós-graduação, em nível de especialização “lato sensu” em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade visa formar especialistas com uma visão macro da aprendizagem humana, considerando pressupostos da Neurociência (aplicada à Educação), da Psicologia Cognitiva, da Pedagogia e da Psicomotricidade.

Dentro de tal perspectiva, o especialista graduado na FAM será capaz de compreender os processos de aprendizagem, a partir de teorias contemporâneas que permitam identificar oportunidades para o melhor “aprender”, bem como conhecer dificuldades de aprendizagem específicas, transtornos, síndromes, deficiências e possibilidades de avaliação e de intervenção clínica, o que poderá, para os atendidos, ultrapassar a barreira da melhoria da aprendizagem, avançando para maior qualidade de vida e efetiva inclusão social.

A Faculdade de Americana nasceu do sonho de impactar as pessoas através da alta qualidade de ensino com responsabilidade social. E hoje é a única a oferecer ensino voltado para o mercado de trabalho e serviços para a comunidade. Instituição renomada da Região Metropolitana de Campinas, que contribui para o crescimento dos novos profissionais para o mercado de trabalho com Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades Presencial e Ensino a Distância.

Preza pelos valores humanísticos e pelo ensino na prática, sendo construídos através das nossas Clínicas-escolas onde os alunos podem estagiar prestando serviço à comunidade. É a maior estrutura de ensino de toda região com 40 mil metros quadrados de estrutura com mais de 80 laboratórios, 120 salas de aula, quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, campo de futebol, Clínicas de saúde, Sala do Júri, Estúdios de áudio, vídeo e fotografia.

Matriz Curricular

Neurociência

Módulo 1 | Fundamentos da neurociência relacionados à memória, atenção, emoções, motivação, autorregulação e comportamento, com foco em suas aplicações na educação. – 24 horas

Neurobiologia

Módulo 2 | Bases neuroanatômicas e neurofisiológicas da aprendizagem, com foco na reorganização do sistema nervoso e suas influências nas mudanças cognitivas, afetivas, motoras e comportamentais.– 24 horas

Neurodesenvolvimento

Módulo 3 | Estudo do desenvolvimento humano com base no DSM-V, CID-10 e CIF, abordando transtornos e síndromes que afetam a aprendizagem e funções motoras, além de alterações físicas, comportamentais e emocionais e seus impactos na educação. – 24 horas

Neuropsicofarmacologia

Módulo 4 | Estudo do CID e DSM-V sobre psicopatologias, com foco nos efeitos de psicofármacos no cérebro e seu impacto nos processos de aprendizagem. – 24 horas

Dificuldades de Aprendizagem Especificas

Módulo 5 | Conceito de dificuldades de aprendizagem, diferenciando comuns e específicas, considerando fatores intrínsecos e extrínsecos. Abordagem inclusiva para promover equidade no processo educacional. – 24 horas

Corpo, cérebro, linguagem e Dislexia

Módulo 6 | Estudo das bases neurológicas da linguagem e suas alterações na fala e escrita, com análise teórica para avaliação clínica e identificação de transtornos relacionados a aspectos neuropsicomotores. – 24 horas

Aprendizagem matemática e discalculia

 Módulo 7 | Estudo das bases neurológicas da aprendizagem matemática, abordando a discalculia e sua contextualização. Explora as relações entre o aprendizado matemático e os aspectos neuropsicomotores, além de possibilidades de avaliação dos processos de aprendizagem.– 24 horas

Atenção, memória e aprendizagem

Módulo 8 | Estudo do papel da atenção e da memória no aprendizado com base em pressupostos neurocientíficos. Aborda transtornos, síndromes e recursos relacionados aos processos atencionais e memorísticos, além de suas conexões com a neuropsicomotricidade. – 24 horas

Autorregulação

Módulo 9 | Estudo das funções executivas, autorregulação e sua relação com TDAH, TEA e psicomotricidade, com foco em estímulos ao longo da vida. – 24 horas

Emoções na aprendizagem

Módulo 10 | Estudar o papel das emoções na aprendizagem, no comportamento motor
e nas relações interpessoais. Compreender os princípios da psicomotricidade relacional. – 24 horas

Recursos Lúdicos

Módulo 11 | Destacar o papel das atividades lúdicas na formação humana, desenvolvimento de habilidades e promoção de interação, fruição e diversão, além de explorar brincadeiras que fomentem aprendizagem, criatividade e expressão de sentimentos. – 24 horas

Fundamentos da Neuropsicopedagogia Clinica

Módulo 12 | Estudo da Neuropsicopedagogia, conceito, definição, bases teóricas e aplicações práticas em instituições e clínicas, incluindo avaliação e intervenção clínica em linguagem, matemática, afetividade, memória, atenção e funcionamento executivo. – 24 horas

Atividades Praticas em Neuropsicopedagogia

Módulo 13 | Estudar e aplicar fundamentos da avaliação neuropsicopedagógica clínica, elaborando o Relatório de Avaliação Neuropsicopedagógico (RAN), e discutir intervenções neuropsicopedagógicas em equipe multiprofissional para minimizar dificuldades de aprendizagem. – 80 horas

Estágio Supervisionado - Neuropsicopedagogia

Módulo 14 e 15 | Estudar e aplicar avaliação neuropsicopedagógica clínica, construindo o Relatório de Avaliação Neuropsicopedagógico (RAN), e discutir intervenções para diminuir dificuldades de aprendizagem em equipe multiprofissional. – 160 horas

Fundamentos da Psicomotricidade

Módulo 16 | Estudo da Psicomotricidade: evolução histórica, importância em todas as etapas da vida, elementos psicomotores (esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, etc.) e sua aplicação prática, além da relação com objetos, espaço, tempo, pessoas e consigo mesmo. – 24 horas

Neuropsicomotricidade e Psicomotricidade

Módulo 17 | Estudo das relações entre Neuropsicomotricidade e Psicomotricidade, destacando diferenças e similaridades. Abordagem da psicomotricidade como visão integradora e interdisciplinar, com enfoques contemporâneos em terapia, reabilitação, prevenção e inclusão. Importância da prática psicomotora, vivências, dinâmicas, jogos e brincadeiras como recursos lúdicos de aprendizagem. – 24 horas

Atividades praticas em Psicomotricidade

Módulo 18 | Conhecimentos sobre ética profissional, procedimentos psicomotores integradores, ludicidade e expressividade infantil. Abordagens de avaliação, prevenção, desenvolvimento motor, inclusão e reeducação psicomotora. Conhecimentos práticos sobre coordenação motora, esquema corporal, desenvolvimento infantil e propostas interventivas para desenvolvimento motor, cognitivo e social. – 80 horas

Estagio Supervisionado - Psicomotricidade

Módulo 19 e 20 | Observação e aplicação prática de anamnese, avaliação e intervenção psicomotora em diversos ambientes, incluindo escolas, clínicas e ONGs. Planejamento e execução de avaliação psicomotora, construção de relatórios e desenvolvimento de intervenções personalizadas.– 160 horas

Metodologia da ciência com enfoque no gênero artigo

Módulo Final a | Compreensão de metodologia quantitativa, qualitativa, subjetiva e objetiva. Fichamento e levantamento bibliográfico. Elaboração de pré-artigo, conforme normas
da ABNT. – 22 horas

TCC

Módulo Final b | elaboração de artigo, conforme normas da ABNT. Apresentação do artigo. Construção de rede profissional com os colegas de curso e outras entidades/pessoas. – 30 horas

O que está esperando para avançar no seu futuro?

Inscreva-se!