Habilidades
Aprenda a criar estratégias para a estimulação de processos cognitivos e psicomotores envolvidos na aprendizagem.
Conceitos teórico-práticos
Aprenda a utilizar variadas abordagens terapêuticas e diferentes instrumentos para avaliação e intervenção neuropsicopedagógica.
Técnicas de abordagem
Estágio supervisionado nos módulos finais, promovendo vivência na profissão.
Professores renomados
Tenha aula com professores pesquisadores que estão à frente de projetos Neuropsicopedagogicos e Psicomotricidade.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade está em expansão, com demanda crescente em clínicas, escolas, hospitais e centros de reabilitação. Esses profissionais são essenciais no diagnóstico e intervenção de dificuldades de aprendizagem, transtornos neuropsicológicos e desenvolvimento motor, promovendo inclusão e qualidade de vida.
Sobre o curso
Sobre o curso
A Faculdade de Americana (FAM), apresenta o curso de pós-graduação em Neuropsicopedagogia, integrando na mesma formação a Psicomotricidade. A formação conjunta intenta promover uma compreensão aprofundada sobre mecanismos cerebrais, identificando, compreendendo e criando estratégias para a estimulação de processos cognitivos e psicomotores envolvidos na aprendizagem.
Destaca-se que a Neuropsicopedagogia é uma área interdisciplinar relativamente nova, que engloba conhecimentos da Neurociência, da Psicologia Cognitiva e da Pedagogia, para finalidades de melhorias aos processos de aprendizagem, considerando o funcionamento do sistema nervoso e motor, em estratégias que podem aperfeiçoar o aprendizado, a comunicação e a motricidade, contribuindo assim com possíveis superações para dificuldades e limitações cognitivas.
Metodologia do curso
O curso de pós-graduação, em nível de especialização “lato sensu” em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade visa formar especialistas com uma visão macro da aprendizagem humana, considerando pressupostos da Neurociência (aplicada à Educação), da Psicologia Cognitiva, da Pedagogia e da Psicomotricidade.
Dentro de tal perspectiva, o especialista graduado na FAM será capaz de compreender os processos de aprendizagem, a partir de teorias contemporâneas que permitam identificar oportunidades para o melhor “aprender”, bem como conhecer dificuldades de aprendizagem específicas, transtornos, síndromes, deficiências e possibilidades de avaliação e de intervenção clínica, o que poderá, para os atendidos, ultrapassar a barreira da melhoria da aprendizagem, avançando para maior qualidade de vida e efetiva inclusão social.
A Faculdade de Americana nasceu do sonho de impactar as pessoas através da alta qualidade de ensino com responsabilidade social. E hoje é a única a oferecer ensino voltado para o mercado de trabalho e serviços para a comunidade. Instituição renomada da Região Metropolitana de Campinas, que contribui para o crescimento dos novos profissionais para o mercado de trabalho com Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades Presencial e Ensino a Distância.
Preza pelos valores humanísticos e pelo ensino na prática, sendo construídos através das nossas Clínicas-escolas onde os alunos podem estagiar prestando serviço à comunidade. É a maior estrutura de ensino de toda região com 40 mil metros quadrados de estrutura com mais de 80 laboratórios, 120 salas de aula, quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, campo de futebol, Clínicas de saúde, Sala do Júri, Estúdios de áudio, vídeo e fotografia.
Matriz Curricular
Neurociência
Módulo 1 | Fundamentos da neurociência relacionados à memória, atenção, emoções, motivação, autorregulação e comportamento, com foco em suas aplicações na educação. – 24 horas
Neurobiologia
Módulo 2 | Bases neuroanatômicas e neurofisiológicas da aprendizagem, com foco na reorganização do sistema nervoso e suas influências nas mudanças cognitivas, afetivas, motoras e comportamentais.– 24 horas
Neurodesenvolvimento
Módulo 3 | Estudo do desenvolvimento humano com base no DSM-V, CID-10 e CIF, abordando transtornos e síndromes que afetam a aprendizagem e funções motoras, além de alterações físicas, comportamentais e emocionais e seus impactos na educação. – 24 horas
Neuropsicofarmacologia
Módulo 4 | Estudo do CID e DSM-V sobre psicopatologias, com foco nos efeitos de psicofármacos no cérebro e seu impacto nos processos de aprendizagem. – 24 horas
Dificuldades de Aprendizagem Especificas
Módulo 5 | Conceito de dificuldades de aprendizagem, diferenciando comuns e específicas, considerando fatores intrínsecos e extrínsecos. Abordagem inclusiva para promover equidade no processo educacional. – 24 horas
Corpo, cérebro, linguagem e Dislexia
Módulo 6 | Estudo das bases neurológicas da linguagem e suas alterações na fala e escrita, com análise teórica para avaliação clínica e identificação de transtornos relacionados a aspectos neuropsicomotores. – 24 horas
Aprendizagem matemática e discalculia
Módulo 7 | Estudo das bases neurológicas da aprendizagem matemática, abordando a discalculia e sua contextualização. Explora as relações entre o aprendizado matemático e os aspectos neuropsicomotores, além de possibilidades de avaliação dos processos de aprendizagem.– 24 horas
Atenção, memória e aprendizagem
Módulo 8 | Estudo do papel da atenção e da memória no aprendizado com base em pressupostos neurocientíficos. Aborda transtornos, síndromes e recursos relacionados aos processos atencionais e memorísticos, além de suas conexões com a neuropsicomotricidade. – 24 horas
Autorregulação
Módulo 9 | Estudo das funções executivas, autorregulação e sua relação com TDAH, TEA e psicomotricidade, com foco em estímulos ao longo da vida. – 24 horas
Emoções na aprendizagem
Módulo 10 | Estudar o papel das emoções na aprendizagem, no comportamento motor
e nas relações interpessoais. Compreender os princípios da psicomotricidade relacional. – 24 horas
Recursos Lúdicos
Módulo 11 | Destacar o papel das atividades lúdicas na formação humana, desenvolvimento de habilidades e promoção de interação, fruição e diversão, além de explorar brincadeiras que fomentem aprendizagem, criatividade e expressão de sentimentos. – 24 horas
Fundamentos da Neuropsicopedagogia Clinica
Módulo 12 | Estudo da Neuropsicopedagogia, conceito, definição, bases teóricas e aplicações práticas em instituições e clínicas, incluindo avaliação e intervenção clínica em linguagem, matemática, afetividade, memória, atenção e funcionamento executivo. – 24 horas
Atividades Praticas em Neuropsicopedagogia
Módulo 13 | Estudar e aplicar fundamentos da avaliação neuropsicopedagógica clínica, elaborando o Relatório de Avaliação Neuropsicopedagógico (RAN), e discutir intervenções neuropsicopedagógicas em equipe multiprofissional para minimizar dificuldades de aprendizagem. – 80 horas
Estágio Supervisionado - Neuropsicopedagogia
Módulo 14 e 15 | Estudar e aplicar avaliação neuropsicopedagógica clínica, construindo o Relatório de Avaliação Neuropsicopedagógico (RAN), e discutir intervenções para diminuir dificuldades de aprendizagem em equipe multiprofissional. – 160 horas
Fundamentos da Psicomotricidade
Módulo 16 | Estudo da Psicomotricidade: evolução histórica, importância em todas as etapas da vida, elementos psicomotores (esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, etc.) e sua aplicação prática, além da relação com objetos, espaço, tempo, pessoas e consigo mesmo. – 24 horas
Neuropsicomotricidade e Psicomotricidade
Módulo 17 | Estudo das relações entre Neuropsicomotricidade e Psicomotricidade, destacando diferenças e similaridades. Abordagem da psicomotricidade como visão integradora e interdisciplinar, com enfoques contemporâneos em terapia, reabilitação, prevenção e inclusão. Importância da prática psicomotora, vivências, dinâmicas, jogos e brincadeiras como recursos lúdicos de aprendizagem. – 24 horas
Atividades praticas em Psicomotricidade
Módulo 18 | Conhecimentos sobre ética profissional, procedimentos psicomotores integradores, ludicidade e expressividade infantil. Abordagens de avaliação, prevenção, desenvolvimento motor, inclusão e reeducação psicomotora. Conhecimentos práticos sobre coordenação motora, esquema corporal, desenvolvimento infantil e propostas interventivas para desenvolvimento motor, cognitivo e social. – 80 horas
Estagio Supervisionado - Psicomotricidade
Módulo 19 e 20 | Observação e aplicação prática de anamnese, avaliação e intervenção psicomotora em diversos ambientes, incluindo escolas, clínicas e ONGs. Planejamento e execução de avaliação psicomotora, construção de relatórios e desenvolvimento de intervenções personalizadas.– 160 horas
Metodologia da ciência com enfoque no gênero artigo
Módulo Final a | Compreensão de metodologia quantitativa, qualitativa, subjetiva e objetiva. Fichamento e levantamento bibliográfico. Elaboração de pré-artigo, conforme normas
da ABNT. – 22 horas
TCC
Módulo Final b | elaboração de artigo, conforme normas da ABNT. Apresentação do artigo. Construção de rede profissional com os colegas de curso e outras entidades/pessoas. – 30 horas
A FAM não para!
O que está esperando para avançar no seu futuro?