FAM PROMOVE ATIVIDADES GRATUITAS PARA AS MULHERES

Nesta quarta – feira, 8 de março, dia internacional da mulher, a FAM promove, por meio dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia, um dia dedicado às mulheres mastectomizadas com Oficinas para orientações e dicas para uma vida mais saudável.

É importante lembrar que o evento é aberto e gratuito para todas as mulheres e será realizado no SIA – Sistema Integrado de Atenção FAM – a partir das 15h00. Informações pelo [email protected] ou pelo telefone 3468-1093.

A mastectomia é uma cirurgia de retirada total ou parcial da mama, associada ou não à retirada dos gânglios linfáticos da axila. E assim é preciso cuidado com a paciente no pré e pós operatório.

Durante a oficina serão realizadas atividades de prestação de serviço, por exemplo: Receitas de saladas, iogurtes naturais, a utilização do inhame na alimentação, dicas para perda de peso e não retenção de líquidos. Os cursos de Fisioterapia e Enfermagem abordarão os cuidados com a saúde íntima da mulher.

Câncer de Mama

De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, este é o tipo de mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.


Deixe o seu comentário