Administração

Informações
do Curso

Duração

8 Semestres

Período

Matutino/Noturno

Valor

620,00*
* Valores praticados para alunos matriculados para o ano letivo de 2018 e mensalidades pagas até o dia 7 de cada mês.

Observações

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos.

Descrição do Curso

Para serem competitivas, empresas precisam de bons profissionais de Administração

Saber as carreiras e os cursos que estão em alta no mercado de trabalho ajuda muito na escolha do caminho profissional

O administrador é peça essencial em muitas áreas, ele é responsável por organizar, planejar e orientar os recursos de uma empresa. No Brasil existem cerca de 19 milhões de empresas ativas, de diversos portes, e todas elas necessitam, direta ou indiretamente, de um administrador. Ele tem papel fundamental nos aspectos financeiro, material e humano.

Cabe a este profissional desenvolver soluções para os problemas administrativos essenciais, elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios, diminuir custos, planejar atividades, organizar o funcionamento de cada setor, definir métodos de trabalho, calcular as despesas e garantir um bom fluxo de trabalhos entre os colaboradores da empresa.

O mercado abrange uma infinidade de segmentos como:

  • Gestão de empresas
  • Bancos e instituições financeiras
  • Mercado de capitais e riscos
  • Organizações Públicas
  • Organizações Não-Governamentais
  • Consultoria
  • Empreendedor autônomo
  • Recursos Humanos
  • Planejamento Estratégico
  • Marketing
  • Comércio exterior
  • Compras
  • Hospitais

Algumas características fundamentais para o perfil desse profissional são: capacidade de decisão, organização, negociação, iniciativa, espírito empreendedor, responsabilidade, dinamismo, liderança e valores éticos.

A procura pelo curso de Administração é sempre grande, e os principais motivos para isso é o leque de possibilidades disponíveis para o profissional da área.

Cursos de especialização, como MBAs, também são ótimas opções para crescer na carreira.

Durante a graduação são necessários exercícios e atividades práticas para o melhor aproveitamento e expertise na área, para isso contamos com Laboratórios de Informática e Biblioteca. Além disso, o curso possui professores capacitados com atuação ativa no mercado de trabalho.

Na FAM, você encontra todos esses recursos durante os quatro anos de curso.

Acompanhe nosso blog e também nossas redes sociais. As novidades por aqui não param.

Mercado de Atuação

O campo de trabalho do administrador é amplo e o bacharel enfrenta poucas dificuldades para se empregar. O Brasil possui 19 milhões de empresas ativas, de diferentes portes, e todas elas necessitam, direta ou indiretamente, de um administrador. As áreas mais promissoras são auditoria, em que o profissional fica de olho nos processos de transparência da empresa; tributação, que cuida do pagamento e recolhimento de impostos; gestão financeira e recursos humanos. A crise econômica coloca em evidência o especialista em fusões e aquisições de empresas, garantindo negócios lucrativos, e o analista em crédito e risco. A área de vendas requisita profissionais com capacidade para prospectar novos clientes e apresentar soluções que aumentem as vendas da empresa. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são áreas em alta, assim como branding – práticas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca junto ao mercado. Um importante segmento é o das micro e pequenas empresas. Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o graduando como trainee. E é comum que a contratação seja formalizada após a conclusão do curso.

O que você pode fazer

Administração de empresas Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração esportiva Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação, clube ou equipe esportiva. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração financeira Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração hoteleira Gerenciar hotéis, pousadas, resorts, spas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, a área financeira, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração hospitalar Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de produção Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração pública Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de recursos humanos Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração rural Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do terceiro setor Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Comércio exterior Administrar negociações de compra e venda com companhias do exterior e auxiliar a empresa a se expandir fora do país.

Controladoria Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão ambiental Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de qualidade Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

Vendas Planejar e otimizar as vendas de uma empresa, negociando preços, condições de pagamentos e prazos de entrega.

Perfil do Egresso

O formado em administração estará apto a compreender o ambiente econômico para identificar e criar oportunidades de negócios, internalizar valores de responsabilidade social e ética, compreendendo a formação profissional como processo que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes. Assim, o profissional de Administração pode atuar nos diversos tipos de organização – micro, pequenas, médias e grandes; que demandem comando de equipes; e nas diversas áreas organizacionais – financeira, mercadológica, produção, projetos, recursos humanos, qualidade entre outras.

Recursos do Curso

Biblioteca

A Biblioteca possui acervo especializado nas áreas de Administração, Economia, Negócios e Ciências Sociais, composto por livros, ebooks, revistas, teses e dissertações, dvds etc. A Biblioteca disponibiliza aos usuários salas de estudo individual e em grupo, terminais de consulta ao seu catálogo, pesquisas na internet e bases de dados.

Laboratório de Informática

Os Laboratórios são compostos por um conjunto de instalações equipadas com os mais modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet e disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos.

Os laboratórios são também utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo e em outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Os laboratórios oferecem aos professores apoio para preparação de material didático e acesso a recursos multimídia para uso em aulas, sendo ainda utilizados em cursos de informática para alunos, professores e funcionários da Faculdade e para desenvolvimento de aplicações voltadas ao ensino.

Grade Curricular

Comunicação e Expressão

Organização, Sistemas e Métodos

Tópicos Avançados em Administração

Desenvolvimento Profissional

Atividades Complementares I

Gestão de Negócios

Filosofia e Ética

Metodologia da Ciência

Atividades Complementares II

Contabilidade Gerencial

Teoria da Administração

Lógica e Matemática

Fundamentos da Economia

Instituições de Direito

Administração de Pequenos Negócios

Administração Mercadológica I

Atividades Complementares III

Gestão de Custos e Formação de preços

Psicologia Organizacional

Atividades Complementares IV

Estatística

Gestão das Técnicas de Informação

Matemática Financeira

Gestão e Planejamento Estratégico

Administração Mercadológica II

Direito Empresarial

Antropologia e Sociologia

Administração de Recursos Humanos I

Administração Financeira e çamentária I

Atividades Complementares V

Gerenciamento de Projetos I

Teoria Econômica

Tópicos Integradores 

Administração da Produção

Administração de Recursos Humanos II

Administração Financeira e çamentária II

Atividades Complementares VI

Pesquisa em Administração

Gerenciamento de Projetos II

Tópicos Integradores II

Linha de Formação Específica II

Estágio supervisionado I

Linha de Formação Específica I

Pesquisa Operacional

Atividades Complementares VII

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Estágio Supervisionado II

Jogos de empresas

Linha de Formação Específica V

Linha de Formação Específica IV

Optativa

Linha de Formação Específica III

Atividades Complementares VIII

* Algumas das disciplinas apresentadas acima são desenvolvidas via AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

___________________________________________________________________________________________

Clique abaixo para agendar uma reunião com o Coordenador do Curso:

Coordenador

Eryvelton Baldin

E-mail do Curso

administracao@fam.br

Administração