fam
Por Bianca - 12 de fevereiro de 2025
A Faculdade de Americana (FAM) promoverá a exposição “100 anos de Saber – A História da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado”, em comemoração ao centenário da instituição. A escola foi fundada em 8 de maio de 1925, data da criação do seu primeiro diretório acadêmico. Por isso, a mostra pretende evidenciar a relevância da trajetória da escola para a cidade.
O público poderá conhecer objetos históricos, totens com fotografias e documentos que marcaram a história da instituição. Dessa forma, será possível entender o papel da escola na formação educacional de Americana.
O evento de abertura será realizado no dia 12 de fevereiro, na Câmara Municipal de Americana, a partir das 18h30, durante sessão solene especial. Em seguida, a exposição será itinerante, com passagem por diferentes espaços:
Ao longo dos anos, a EE Dr. Heitor Penteado passou por diversas mudanças que acompanharam o desenvolvimento da educação local. Durante as décadas de 1950 e 1960, por exemplo, a escola recebeu outros nomes, como Ginásio Estadual de Americana e Instituto de Educação Presidente Kennedy. Posteriormente, em 1979, ocorreu a fusão com o Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado, consolidando sua identidade atual.
Além dessas transformações, a escola se firmou como um espaço de referência. Inclusive, muitos ex-alunos ainda mantêm vínculo com a instituição e valorizam sua trajetória.
A escola também foi responsável por formar importantes líderes políticos de Americana. Entre eles, destacam-se o atual prefeito Chico Sardelli, além de Vanderlei Macris, Erich Hetzl Junior e Omar Najar. Todos foram alunos da escola e, posteriormente, atuaram como prefeitos ou deputados da cidade.
Outros nomes ajudaram a construir a identidade da instituição. São exemplos: Waldir Belizario, que defendeu as cores da escola nos anos 60 e 70; Aloisio Vendemiatti, professor desde 1994; Sandra Rossi, que iniciou como aluna e se aposentou como professora; e Geraldo Basanela, que lecionou por 32 anos e fundou o Festival Estudantil da Canção de Americana (FECA).
Para a FAM, participar da celebração do centenário reforça sua missão institucional. Afinal, a valorização da memória histórica está alinhada com os princípios da faculdade.
“Estamos sempre em busca de valorizar a história da cidade. O centenário da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado está alinhado com o que valorizamos: a preservação da memória e o reconhecimento de quem faz a diferença em Americana”, afirmou Gustavo Azzolini, diretor-geral da FAM.
O atual diretor da escola, Julio Cesar dos Santos, também comentou sobre a relevância da exposição:
“Poder propiciar à sociedade esta exposição é resgatar a cidadania. Além disso, é destacar o legado construído por diferentes gerações que passaram pela escola.”
A exposição é gratuita e aberta ao público. Portanto, todos estão convidados a prestigiar esse momento histórico. Para mais detalhes e vídeos sobre as histórias vividas na escola, acesse:
👉 info.fam.br/centenario-heitor
Alta qualidade de ensino com responsabilidade social.