fam
Por NICOM FAM - 22 de janeiro de 2024
A FAM – Faculdade de Americana firmou uma parceria com o Projeto Equoterapia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), localizada em Piracicaba. A ação, portanto, beneficia diretamente alunas do curso de Psicologia da Instituição.
O principal objetivo da parceria é proporcionar formação prática para alunas e graduandas da Psicologia. Por meio do estágio em saúde mental, elas participam ativamente das atividades do Projeto Equoterapia. Assim, a experiência permite aplicar, na prática, o que se aprende em sala de aula.
Além do estágio, as alunas participam do curso de Difusão “Atividades assistidas com cavalos”, ministrado no setor de Equinocultura do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP. No total, seis estudantes da FAM integram o projeto.
Na última segunda-feira (22), elas iniciaram as atividades com os praticantes do projeto, seus familiares e os cavalos. Vale destacar que o apoio direto às famílias, oferecido pelas estudantes, é algo inédito nesse tipo de iniciativa. Dessa forma, as alunas conseguem ampliar sua vivência profissional.
Rachel De Luca Giannotti, do nono semestre, escolheu a atividade por acreditar na força da prática aliada à teoria. “Minha expectativa é vivenciar a equoterapia com crianças. Sempre gostei de animais, mas esta será minha primeira experiência na área”, afirmou.
Sua colega Sara Gabrielly de Almeida, também do nono semestre, reforça o impacto da vivência prática. “Busco conhecimento e experiência real do que aprendemos na teoria. Através da minha família, já tive contato com cavalos. Contudo, agora terei uma experiência única e mais completa.”
De acordo com a professora Cristiane Correia, coordenadora do curso de Psicologia da FAM, o projeto fortalece a formação dos estudantes. “Essa aproximação com a Esalq é um passo essencial na formação dos futuros psicólogos. A equoterapia contribui significativamente para a saúde mental, e o protagonismo da Esalq nessa área é notável”, destacou.
Por sua vez, a professora Roberta Ariboni Brandi, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FZEA-ESALQ/USP), enfatiza o papel da iniciativa. “A parceria com a FAM colabora para a formação de profissionais capacitados na equoterapia. Isso ajudará a suprir a escassez de profissionais com vivência prática no setor”, comentou.
O Projeto Equoterapia da Esalq já ultrapassou 40 mil atendimentos. Atualmente, oferece suporte a 20 famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de Piracicaba. Portanto, além da formação acadêmica, o projeto também gera impacto social positivo.
Confira o vídeo em nossas redes sociais.
Confira a entrevista completa no YouTube.
Alta qualidade de ensino com responsabilidade social.