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Por Bianca - 31 de março de 2025
A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade de Americana (FAM), Mabel Caballero Córdoba, é uma das autoras do livro Guias Alimentares: Diálogos Latino-Americanos. A obra foi lançada oficialmente em março e reúne contribuições de especialistas de 18 países. A FAM se destaca como a única instituição privada brasileira representada na publicação.
A iniciativa foi coordenada pela Drª Erika Marafón Rodrigues Ciacchi, docente da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). O livro promove um debate sobre os guias alimentares elaborados na América Latina, com apoio da FAO, órgão da ONU dedicado à alimentação e agricultura.
Esses guias orientam a população a fazer escolhas saudáveis e seguras, respeitando os hábitos culturais e os modos tradicionais de preparo. A obra também discute aspectos sociológicos, políticos e metodológicos ligados à alimentação e nutrição em diferentes países.
Mabel Caballero Córdoba participou como autora e, além disso, integrou a equipe de organização do livro, ao lado de pesquisadores do México, Peru, Chile e Brasil. O projeto, de acordo com ela, teve início no final de 2019 e, a partir de então, avançou com consistência por meio de uma plataforma digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Por outro lado, a professora Joseane Almeida Santos Nobre, também docente da FAM, contribuiu ativamente durante o desenvolvimento da obra. Conforme relatado por Mabel, “a experiência foi inovadora, pois toda a troca entre os países aconteceu virtualmente, mesmo antes da pandemia”. Dessa forma, a iniciativa se consolidou como um exemplo de colaboração internacional eficaz e contemporânea.
Com sete capítulos, o livro propõe novos caminhos para quem atua ou deseja ingressar nas áreas de nutrição e políticas públicas. Ao explorar as realidades de cada país, a obra proporciona uma visão plural e crítica sobre os guias alimentares na América Latina.
Além disso, o lançamento reforça o compromisso da FAM com a pesquisa e a promoção da saúde. A participação da instituição nesse projeto ressalta a importância de conectar ensino, ciência e transformação social.
Por fim, a presença da FAM entre as autoras e organizadoras da obra fortalece sua atuação em iniciativas internacionais de grande relevância acadêmica.
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